De acordo com a Defesa Civil, na última semana, os pluviômetros automáticos instalados em Vitória da Conquista, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Governo Federal, cujo raio de abrangência é de 3 km, registraram 169.4 milímetros de chuva – 30% a mais do que o previsto para o período.
Durante este fim de semana, foram registradas três ocorrências pela Defesa Civil por conta das chuvas. Todas sem vítimas.
Além destas ocorrências, a chuva também causou estragos em ruas e avenidas da cidade, ocasionando o surgimento de buracos em algumas delas, e deixou alguns semáforos sem funcionar. Porém, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalha para a resolução de ambos os problemas.
Com relação à operação tapa buraco, a intervenção está sendo feita em diversos pontos da cidade. Por conta da chuva, os buracos estão sendo tapados com material arenoso (onde o solo está molhado) e com asfalto nos locais que já estão secos.
Já a equipe da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural também está trabalhando na manutenção das estradas vicinais que dão acesso aos distritos e povoados. Neste sábado, por exemplo, máquinas e homens trabalharam na desobstrução da estrada que liga o povoado de Campo Formoso ao distrito de Iguá.
A Secretaria de Serviços Públicos registrou alguns entupimentos de bueiros em decorrência do descarte irregular de lixo em diversos pontos da cidade. A equipe já está trabalhando para corrigir o problema.
Parceria entre Governo e população – A população também pode contribuir para amenizar os efeitos da chuva na cidade por meio de práticas simples, como colocar o lixo em locais e horários apropriados, bem como denunciando irregularidades pelo telefone (77) 3420-7008.
Além disso, em casos de emergência e desastre, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199. Entretanto, é recomendado que a primeira medida a ser tomada em caso de risco por ocorrência de temporais seja a saída imediata das residências.
*Secom