Atropelar um animal, mesmo os de pequeno, pode desestabilizar completamento o veículo.
Ver animais soltos pelas ruas de Vitória da Conquista é algo rotineiro. Apesar dos alertas sobre a responsabilidade dos proprietários, que podem responder na justiça por algum eventual incidente, e da ação constante do poder público fazendo o recolhimento, basta uma volta pela cidade e facilmente é possível encontrar equinos pastando nos canteiros ou terrenos baldios.
Atropelar um animal, mesmo os de pequeno porte como um cachorro, dependendo da velocidade pode desestabilizar completamento o veículo e trazer consequências graves. Caso você pilote uma moto, o tombo é quase certo. A situação pode se agravar com animais de maior porte, como um cavalo.
Mas você sabe o que fazer ao se deparar com um animal cruzando a rua que você está passando? O Blog Transitar preparou algumas dicas de segurança:
- A partir do momento em que o animal for visto, é fundamental diminuir a velocidade;
- Buzinar? Evite! A buzina pode assustar o animal e ele ao invés de se afastar, pode vir direto ao seu encontro. Evite aceleradas ou qualquer atitude que o assuste;
- A luz alta também precisa ser evitada. Baixe os faróis evitando ofuscar o animal;
- Estando de moto não tente dar tapas ou chutes no animal, além do risco de se desequilibrar há o perigo de levar um belo coice;
- Estando em automóveis, mantenha os vidros fechados.
Você pode colaborar com a captura de animais: no trecho urbano da cidade, o recolhimento é com o Setor de Posturas, acionado pelo (77) 3420-7009. Já nas rodovias da Região de Conquista, fale com a PRE, para as estradas do estado, no (77) 3421 1603 e na BR 116 contate a VIABAHIA no O800 600 0116 e PRF no (77) 3424-3529.