A erradicação preventiva de eucaliptos em diversos pontos da cidade é um dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para garantir a segurança da população.
Para aproveitar as árvores que ainda estão com o tronco sadio, uma equipe do Meio Ambiente as utiliza para a construção de cercas, bancos, mesas e pergolados. Eles são colocados em praças, áreas verdes, creches e escolas.
“Estas madeiras têm servido para melhorar a qualidade do ambiente. Temos conseguido criar ambientes agradáveis utilizando esta madeira”, declara a coordenadora municipal de Paisagismo, Cláudia Rizo. Segundo ela, os pedaços menores da árvore são doados para uma padaria comunitária e as folhagens são doadas para uma compostagem.
De 2015 até o momento, foram erradicados 600 eucaliptos, uma espécie que não é nativa da região. Nestes locais, a Secretaria de Meio Ambiente tem realizado o plantio de espécies de menor porte e, portanto, mais adequadas para áreas urbanas.