Diariamente, uma equipe da Gerência de Posturas da Prefeitura realiza rondas para apreender animais de grande porte soltos em vias públicas de Vitória da Conquista. Por mês, são realizadas aproximadamente 300 apreensões.
“A preocupação do Governo Municipal é resguardar a vida humana, uma vez que soltos em vias públicas esses animais colocam em risco a segurança dos cidadãos que trafegam pela cidade, e do próprio animal, promovendo o bem-estar”, explicou o gerente de Posturas, Alexandre Santos.
A apreensão conta também com o auxílio da comunidade. Dois servidores recebem as denúncias feitas pela população tanto pessoalmente, na Secretaria de Serviços Públicos, quanto por meio do telefone 3420-7021. Segundo o gerente, tem sido grande o número de reclamações também sobre maus-tratos.
A equipe é deslocada até o local da denúncia, acompanhada pela Polícia Militar que faz o flagrante da infração e pelo veterinário, que fará o primeiro atendimento médico ao animal. Em seguida, ele é encaminhado ao Curral Municipal, onde equinos, bovinos e até caprinos recebem os demais cuidados e aguardam a retirada pelos proprietários.
De acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 695/93), os donos têm até sete dias para retirar o animal, mediante pagamento de multa e ressarcimento das despesas com sua manutenção. Caso ele não seja retirado, o animal é encaminhado para adoção.
“O Governo Municipal solicita a colaboração dos donos dos animais, no sentido de não deixarem eles soltos nas ruas e estradas do município, evitando assim danos aos munícipes e aos animais”, ressaltou o secretário interino de Serviços Públicos, Odir Freire.