Cotidiano Destaque

Operação São João fiscaliza venda de fogueiras

Todos os anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza a chamada Operação São João. A ideia é fiscalizar a venda da madeira utilizada para acender as tradicionais fogueiras juninas. Desde o dia 1º de junho, a Operação já está em andamento, com o objetivo de coibir o desmatamento e a retirada ilegal de madeiras não apropriadas para essa finalidade.

As ações de fiscalização são feitas em duas frentes: nos pontos de venda e na circulação de caminhões de transporte. Em ambos os casos, é verificada se trata-se de planta nativa. Nesse sentido, é válido lembrar que o eucalipto e a grevilha são as espécies mais indicadas para as fogueiras, pois são oriundas de florestas plantadas.

Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Meio Ambiente também trabalha com iniciativas de conscientização ambiental. Como resultado, aponta-se que a última apreensão de madeira ilegal foi feita em 2010. De lá para cá, não foi constatado nenhum ponto de venda ou de transporte de madeira irregular na cidade.

Lembre-se! A comercialização de fogueiras com madeira ilegal é crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/98. Denuncie por meio do telefone (77) 3422-8146.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados