A mobilização social é um fator fundamental para a transformação da comunidade, e hoje o povoado de Capinal materializou essa lição. Por meio de uma parceria público-privada, foi construído um excelente Posto Policial que, além de servir como apoio para os Policiais Militares, levará a segurança e o conforto daquela localidade, como bem disse o Coronel Lira, Comandante da Região Sudoeste: a sensação de segurança é um dos maiores bens que pode-se ter, juntamente com a liberdade e a vida.
Em outubro de 2016, moradores daquela localidade se reuniram com Policiais da 92ª CIPM e decidiram trabalhar juntos na construção deste posto. Dia após dia, tijolo por tijolo, pessoa por pessoa construíram esse sonho: uma estrutura completa com dormitórios, cozinha, banheiro, wi-fi, televisores e monitoramento de vídeo com espaço para expansão.
O ponto de apoio irá atender as comunidades do Capinal, Limeira, Duas Vendas, Pão de Copas, Cabeceira da Jibóia, Espírito Santo, dentre outras. O Comando será de responsabilidade do 1o Tenente PM Almeida Santos que, em suas palavras, garantiu “ficar sempre atento e atendente às necessidades da comunidade, realizando um trabalho não apenas ostensivo como preventivo, intensificando para isso, as Rondas Rurais Escolares”.
A Companhia Rural de Vitória da Conquista foi inaugurada em 2015, e desde então mudou a realidade campesina. Ocorrências de roubo, furto e poluição sonora reduziram radicalmente, quando não, deixaram de acontecer. Alguns dos residentes entrevistados afirmaram sentir-se mais seguro com a presença da Polícia e que este posto vai acabar com as “arruaças dos finais de semana e retomar o sossego dos mais velhos”, este é um desejo de Dona Maria Ribeiro que lá reside desde os oito anos de idade.
Outro desejo dos moradores com este novo posto é aproximar-se da Polícia Militar: “tê-los em suas casas para um café no final da tarde e para um almoço nos domingos. Foi por acreditar no trabalho policial que nos lançamos a ajudá-los. A gente quer uma Polícia amiga”, foram as palavras do Senhor Jair, sargento aposentado da PMBA que serviu durante trinta anos na região. Ele esteve a frente de toda obra, solicitando e captando os recursos, e foi unânime a confiança em seu trabalho.
O capitão Vagner, comandante da 92ª CIPM (Zona Rural), explicou que o município de Vitória da Conquista foi dividido em áreas para um melhor atendimento e distribuição do policiamento, isso se reflete nos decrescentes índices criminais. No evento esteve presente ainda o ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, parabenizando a excelente mobilização da comunidade.
Encerrando as participações, o Coronel Lira ratificou a importância de estreitar os laços e exercer essa nova “Polícia de aproximação”, afirmou que a partir dessa mobilização, outras podem e devem surgir e que, são ações como essa que ainda o emocionam após 37 anos na corporação.
*Polícia Militar