Os alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, Lucas Solidade e Dandara Porto – incomodados com o grande desconhecimento da sociedade sobre a Biotecnologia e principalmente com a falta de conhecimento de ingressantes sobre a pluralidade da profissão, alinhados com a vontade de levar o conhecimento acadêmico para fora da universidade e ainda estimular estudantes a acreditarem nas possibilidades do ambiente acadêmico – resolveram criar um projeto de extensão, denominado “Biotecando no Ensino Médio”.
Em curso desde o ano passado, o projeto já foi aplicado em cinco escolas da rede pública de educação de Vitória da Conquista e já atendeu, com a ajuda de mais dois alunos do curso de Biotecnologia, Israel Nunes e Palloma Porto, cerca de 150 estudantes. Lucas e Dandara esperam, no entanto, atingir, ainda no primeiro semestre deste ano, mais três novas escolas, podendo chegar a 200 estudantes impactados.
“As atividades ocorrem por meio de rodas de conversa sobre as quatros grandes áreas da Biotecnologia (Industrial, Saúde, Agronômica e Ambiental) em turmas do 3º ano do ensino médio de Vitória da Conquista, seguidas por experimentos científicos práticos sobre os assuntos tratados e a Biotecnologia no cotidiano”, explica a professora Danila Souza Oliveira, que foi convidada por Lucas e Dandara para ser orientadora do projeto. “Eventualmente, outros alunos do curso contribuem ministrando palestras”, acrescenta.
Lucas comenta que o “Biotecando” tem levado algo novo para os alunos: “Uma nova visão da universidade, da pesquisa e da Biotecnologia, além de agregar novos conhecimentos e dar outras opções de carreiras para eles”.
Já Dandara destaca que o projeto tem feito um diálogo com os estudantes da rede pública de educação que muitas vezes não têm infraestrutura em suas escolas. “O ‘Biotecando’ visa atuar nessa lacuna, criando uma ponte entre a universidade e esses estudantes. Tentamos mostrar o quão impactante e presente é a ciência no dia a dia das pessoas, além de promover a divulgação da Biotecnologia na região e atuar na construção da identidade do Biotecnologista.”
Para a orientadora Danila Oliveira, a implementação do projeto tem ajudado na divulgação da Biotecnologia e na importância da citada área para a sociedade. “Com isso, leva aos estudantes de escola pública uma visão prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos do curso de Biotecnologia. Além disso, há possibilidade de estimular nos estudantes do ensino médio o interesse pelo ambiente científico”, pontua.
Os interessados pelo “Biotecando no Ensino Médio” podem obter mais informações sobre o projeto entrando em contato com a professora Danila Coqueiro, através do e-mail [email protected]. Podem ainda entrar em contato com os alunos do curso de Biotecnologia integrantes do projeto: Dandara Porto ([email protected]); Israel Silveira ([email protected]); e Lucas S. Solidade ([email protected]).
Assessoria de Comunicação Social