Adailson Freires de Almeida, vulgo “Louro José”, 24 anos, foi capturado na tarde dessa sexta, 16, durante abordagem de rotina no Distrito de José Gonçalves, município de Vitória da Conquista. Ele é apontado como um dos envolvidos no roubo da picape Strada, na região da Gameleira, que resultou na morte do idoso Aurelino Chaves de Oliveira, de 89 anos, e baleando com gravidade José Rodrigues de Oliveira.
Adailson estava em frente a casa do pai quando foi abordado pela guarnição da 92a Cipm (Companhia Rural). Após a abordagem, os militares desconfiaram da conversa do suspeito, que tentou negar a autoria do crime, mas acabou confessando e dando detalhes de como tudo ocorreu.
Ele contou que foi chamado para praticar o crime por Jeferson, preso no segundo dia após o crime, o qual seria o dono da arma usada no roubo.
Adailson revelou que a moto usada no latrocínio foi roubada por ele. Segundo o autor confesso, ele invadiu a casa e Jeferson ficou do lado de fora o aguardando.
Para justificar os tiros disparados contra o idoso e filho, Adailson alegou que eles reagiram.
Após levar a picape, os bandidos seguiram até uma roça onde passaram algumas horas escondidos. Na madrugada, saíram com o veículo, abasteceram em um posto e foram entregar ao “Gordo”, identificado como sendo Joselito Cardoso Reis, de 47 anos, que teria encomendado a picape.
Adailson conversou com o Blitz e confirmou todo o relato. Ele afirma que a sua especialidade é roubar celular e que esse foi o seu primeiro roubo de carro. Porém, assumiu que também rouba motos.
A polícia não acredita que esse é o primeiro roubo de carro de Adailson, pois há várias queixas registradas em que os autores têm características semelhantes as suas. Há poucos dias ele foi capturado, depois de roubar um posto de combustíveis no povoado de Lindo Horizonte, município de Anagé.
A confissão de Adailson e seus relatos confirmam a participação de Jeferson e Joselito no crime. O primeiro negou qualquer relação com o crime. Em todo tempo Jerferson afirmou ser inocente. O segundo, alegou que era apenas motorista. Entretanto, Adailson alega que ele encomendou e recebeu o carro de suas mãos, ainda na madrugada depois do crime, no Anel Rodoviário de Conquista.
Para Polícia Civil o crime está praticamente solucionado e os principais envolvidos presos. As investigações continuarão para identificar os demais envolvidos na quadrilha de roubo de veículos, que tem ramificação no Sul baiano.