Cotidiano Destaque

Naufrágio de lancha em Salvador deixa ao menos 23 mortos; há desaparecidos

Uol – Já são 23 os mortos no naufrágio de uma lancha na na Baía de Todos-os-Santos, região de Salvador, na manhã desta quinta-feira (24). Ao menos 80 pessoas, de acordo com a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros da Bahia, foram resgatadas.

De acordo com o capitão de fragata Flávio Almeida, da Capitania dos Portos, um inquérito será instaurado para apurar em que condições o acidente ocorreu. De acordo com ele, a partir de números da Astramab (Associação de Transportadores Marítimos da Bahia), entidade que reúne donos de embarcações, a lancha Cavalo Marinho I tinha capacidade para 160 pessoas e estaria transportando, hoje pela manhã, 129, além de quatro tripulantes.

“Só nós socorremos 21 pessoas, mas outras embarcações socorreram um número de náufragos que ainda não sabemos precisar. Um helicóptero da Polícia Militar nos auxilia nesse trabalho”, afirmou o capitão. “Tivemos uma tragédia”, definiu o capitão.

Os corpos estão sendo encaminhados para Itaparica e Salvador. Em seguida, os corpos serão levados ao IML (Instituto Médico Legal).

A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que dois helicópteros do Graer (Grupamento Aéreo) da Polícia Militar da Bahia auxiliam nos serviços de busca das vítimas. O acidente mobilizou também prefeituras da região metropolitana, como a de Salvador e a de Vera Cruz, que disponibilizaram infraestrutura das secretarias municipais para os trabalhos de resgate e de apoio aos acidentados.

Equipe de resgate retira vítima de naufrágio de uma lancha na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador

Entre os mortos está uma criança, de sexo não informado. Paramédicos do Samu tentaram reanimá-la, sem sucesso. Quatro ambulâncias do serviço de atendimento e uma do Corpo de Bombeiros prestam atendimento às vítimas que chegam ao Terminal Marítimo da capital, no bairro do Comércio.

Familiares e amigos dos passageiros que estavam na embarcação chegam no terminal a todo momento em busca de informações. Os sobreviventes estão sendo socorridos para o HGE (Hospital Geral do Estado) e para Unidades de Pronto Atendimento.

O naufrágio foi registrado por volta das 6h30 no momento em que a lancha deixava Mar Grande, em Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador. Conforme a Capitania dos Portos, que afirma ter sido acionada às 7h45, não havia aviso de mau tempo em Salvador no momento do acidente.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, informou que os números acerca do acidente ainda são incipientes. “Esse número pode aumentar e estacionar”, afirmou.

Ao todo, cinco lanchas fazem atualmente a travessia Salvador-Itaparica. Telles informou que o trabalho de resgate na Bahia de Todos-os-Santos está sendo realizado com o apoio de mergulhadores e lanchas.  “É um trabalho muito difícil, mas conseguimos salvar muitas vidas. Graças à união de moradores de Mar Grande, que estão ajudando muito”.

De acordo com a Astramab, além dos 129 passageiros, a lancha transportava também quatro tripulantes. A entidade informou que a embarcação naufragou cerca de dez minutos depois de partir, por volta das 5h. O desembarque na capital estava previsto para as 6h30.

Luto oficial de três dias

Em nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou três dias de luto oficial, contados a partir de hoje, por conta da tragédia com a lancha que fazia a travessia Mar Grande – Salvador. De acordo com o petista, o Estado disponibilizará todo apoio no socorro às vítimas.

Também o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se solidarizou com as vítimas e informou que “todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar no atendimento social, psicológico e nos primeiros socorros às pessoas”.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados