Bahia Notícias – O PSDB da Bahia vai travar em 2018 uma batalha para sobreviver com representação na Câmara dos Deputados e pode sair do pleito ainda menor. Essa perspectiva não é de alguém externo, mas de um representante do partido que conhece as agruras a que deve se submeter a sigla para manter as três cadeiras atuais no Legislativo federal, com a iminente saída do ministro Antônio Imbassahy dos quadros da legenda e a virtual candidatura de Jutahy Magalhães Jr. para o Senado. Pelas contas, apenas João Gualberto permaneceria como um candidato com certo grau de competitividade, já que até mesmo a reeleição de Jutahy Jr. não é considerada certa – tanto que a tentativa dele migrar para a chapa majoritária seria uma saída honrosa para um parlamentar com mais de 30 anos de Câmara. Ainda assim, ter Jutahy na chapa liderada por ACM Neto (DEM) como candidato a governador não traria tantos votos no interior, uma necessidade do prefeito de Salvador para fazer contraposição à tentativa de reeleição de Rui Costa (PT). Jutahy está longe de ser considerado um agregador no processo, segundo avaliam aliados. Alçá-lo a uma vaga ao Senado – ou até mesmo como vice – seria um prêmio de consolação pelos relevantes serviços. O primordial é combinar com ACM Neto, o que deve demorar para acontecer, já que o prefeito aponta só falar sobre o assunto no próximo ano. Há apostas de que o deputado estadual Adolfo Viana poderia ascender para uma candidatura a deputado federal, porém até esse projeto é avaliado com cautela no núcleo tucano – ainda mais com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal barrar as coligações proporcionais nas eleições de 2018, após o Congresso Nacional adiar esse fim para 2020. Com força limitada no cenário baiano, o PSDB perde musculatura política para brigar por uma vaga na chapa de ACM Neto, em um nível de desgaste menor do que o do PMDB, porém mensurável do ponto de vista eleitoral. O trunfo dos tucanos – que também pode ser uma sina – é a candidatura à presidência da República, atualmente cogitada para ser capitaneada pelo prefeito de São Paulo, João Doria Jr., ou pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Caso a aliança entre PSDB e DEM se mantenha no cenário nacional, não seria impossível prever que os tucanos consigam negociar espaço para a chapa do próximo ano com ACM Neto. No entanto, o próprio DEM não descarta ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2018. O cenário parece estar longe de ser favorável para o PSDB da Bahia nas eleições futuras. Este trecho integra o comentário desta quarta-feira (4) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.
-
Compartilhe
Tucanos já admitem ficar de fora da chapa de ACM Neto em 2018
Pode ser do seu interesse
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
Ele foi detido na manhã de sábado por violar tornozeleira eletrônica
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram por manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está encarcerado em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, desde sábado (22).
O julgamento começou às 8h desta segunda-feira (24) em sessão virtual extraordinária na Primeira Turma. A...
Estudo da SEI revela importância do turismo de eventos para dinamizar a economia de Mucugê
Foto Jean Vagner/SEI
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou, na noite de segunda-feira (17), no Colégio Estadual de Tempo Integral de Mucugê, um estudo com metodologia inédita no Brasil que mede, a partir de dados das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), o impacto econômico do turismo de eventos no município. O relatório técnico “Avaliação do Impacto Econômico de Eventos em Economias Locais com Uso de Dados Fiscais: O Caso de...
TCM mantém licitação da Emurc com ajustes pontuais
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) manteve a licitação realizada pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), determinando apenas a separação dos lotes de imóveis que estavam reunidos no mesmo certame. O órgão também considerou que os lotes foram avaliados corretamente em relação ao preço de mercado.
A decisão, proferida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, analisou o Pregão...
Texto define limites de taxas, prazos de repasse, abertura de arranjos de pagamento e conexão entre bandeiras; segundo o governo, mudanças beneficiam 22 milhões de trabalhadores, que terão mais liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões.
O novo decreto assinado nesta terça-feira (11) pelo presidente Lula, moderniza as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT, que completa 50 anos em 2026. Os limites máximos para as taxas cobradas pelas operadoras...










