Uma operação de guerra foi realizada na manhã dessa segunda, 04, no alto do bairro Nova Cidade em Vitória da Conquista.
De posse de uma determinação judicial, a Prefeitura realizou a desocupação e demolição de casebres na invasão Cidade Bonita, localizada na reserva da Serra do Periperi.
Para cumprir a liminar, a Prefeitura pediu auxílio da PM, que colocou mais de 50 militares a disposição.
No início tudo ocorreu de forma controlada. Mesmo desesperados, alguns moradores optaram em sair das casas e os móveis foram retirados por equipes da prefeitura.
A situação ficou tensa por volta das 8h30, quando um grupo de moradores tentou bloquear o Anel Rodoviário. Imediatamente os militares intervieram e fizeram o uso de balas de borrachas, bombas de gás e efeito moral.
A situação parecia sob controle quando novamente um grupo resistiu a desocupação e lançou pedras contra os militares. Uma policial chegou a ser atingida na perna e foi encaminhada ao hospital.
A grande reclamação foi pela falta de estrutura disponibilizada pela prefeitura. No início da operação não havia nenhum preposto da Secretaria de Desenvolvimento Social para orientar as famílias. Somente após das 9h30, realizaram alguns atendimentos de forma precária, fato que aumentou a revolta dos desabrigados.
Ao final do dia, os imóveis estavam demolidos e a área considerada de proteção ambiental desocupada.