Depois do Blitz divulgar com exclusividade que a Viação Vitória entrou com pedido de reajuste de tarifa, a empresa emitiu nota desmentindo. Porém, representantes da empresa foram até a prepostos da prefeitura para saberem quem teria vazado a informação, fato que demonstra que a solicitação existe. Também, é sabido que questões envolvendo o transporte público não pode ser tratado em segredo, por isso, não há que se discutir a origem da informação, que é verídica.
Todo início de ano é de praxe que a administração municipal avalie possíveis reajustes de tarifas. A solicitação para readequação da tarifa é normal e direito das empresas, mas não significa que irá ocorrer, pois, teoricamente, necessita de análise técnica.
O que surpreendeu a muitos foi a imediata agressividade da nota publicada pela empresa, que nega veementemente a informação publicada pelo Blitz.
A empresa alega que a planilha aponta para uma tarifa de R$ 4,05. Hoje o valor é R$ 3,30. Se assim ocorrer, o reajuste será de 23% ou R$0,75, valor muito acima da inflação do período.
Uma das grandes dificuldades para empresa obter sucesso no reajuste da tarifa para R$ 4,05, está no não cumprimento de itens do contrato e do TAC – Termo de Ajuste de Conduta assinado no início do ano.
Os problemas da Viação Vitória com o município vêm desde a gestão petista, que aparentemente “empurrou com a barriga”. Com alternância de poder, a empresa recebeu uma “nova chance” ao assinar o TAC, mas o cenário não teve mudanças significativas e se agravou.
Elementos como o não pagamento da outorga superior a R$ 30 milhões, renovação da frota, emplacamentos dos veículos em Conquista, itens de segurança, além dos abrigos que estão pendentes, embora alguns destes estejam sendo colocados às pressas.
Diariamente leitores do Blitz enviam fotos de ônibus quebrados. Nessa terça-feira, 05, não foi diferente. A rampa de acessibilidade do veículo 7133 despencou. Por sorte não havia nenhum cadeirante ou passageiro sobre a rampa.
O próprio quebra-quebra dos ônibus tem gerado desconforto e provocado insatisfação dos usuários, que reclamam constantemente do serviço prestado.