O prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão Pereira não suporta a pressão e anuncia através da Secretária de Saúde – Ceres Almeida que integrará o grupo do consórcio da região sudoeste para a construção da Policlínica Regional de Saúde. O anúncio foi feito ao Governador na reunião realizada no 9º Batalhão da Polícia Militar, quando foi oficializada a formação do projeto.
Entenda o caso:
Nos últimos meses o Governo do Estado esteve articulando com diversos prefeitos da região para a criação de um consórcio para a criação de uma Policlínica, cuja localização mais adequada é o município de Conquista. Mas, o líder do Executivo Municipal, demonstrou não querer muita conversa sobre o assunto desde a primeira reunião, ocorrida no município de Belo Campo. A sua ausência foi questionada inclusive pelo governador.
Pereira, entretanto, preferiu declarar depois que a entrada no projeto estava condicionada à posse da presidência do consórcio por ele e à administração da policlínica por um indicado seu.
Como esses cargos são constituídos pelos membros dos consórcios, através de eleição, ficou claro para a sociedade que essa exigência não era plausível.
Ocorre também que o Conselho Municipal de Saúde decidiu indicar que Conquista deveria participar do consórcio.
Isso foi o bastante para que a opinião pública questionasse o posicionamento de Pereira. Outra opção não teria, a não ser o reconhecimento de que Conquista perderia mais um instrumento útil para a melhoria da qualidade de vida do seu povo, se ficasse fora do projeto.