Na manhã dessa quarta-feira (31), a Viação Vitória enviou ao Blitz Conquista uma nota se posicionando sobre as dificuldades enfrentadas pela empresa para honrar os compromissos com seus colaboradores.
A empresa atribuiu a crise financeira enfrentada principalmente ao que considera “crescimento desordenado do transporte clandestino” (vans e carros de passeio) o que teria provocado evasão de passageiros do sistema, agravando a crise.
“O crescimento desordenado e sem regulamentação de vans e carros clandestinos, transportando passageiros nos horários de pico, com valores menores que a tarifa de ônibus, tem causado um sério prejuízo a todo o sistema público de transporte coletivo”, diz a empresa Vitória.
De fato a empresa Viação Vitória não tem cumprido a maioria das exigências contratuais. No início de 2017, o prefeito Herzem Gusmão Pereira favoreceu a empresa com um TAC – Termo de Ajuste de Conduta. Porém, a Vitória não cumpriu o acordado. A prefeitura não tomou nenhuma posição mais dura, que viesse claramente a romper o contrato de concessão com a Vitória e a situação se transformou numa grande “bola de neve”.
Após um ano, a empresa que aparentemente está nos últimos suspiros, se utiliza da política do atual governo, de consentir com o transporte clandestino – sem fiscalização, para se isentar, pelo menos em parte, da grave crise financeira enfrentada.
Leia a nota na íntegra;
VIAÇÃO VITÓRIA: NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ATRASO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS
A Viação Vitória, em respeito aos seus colaboradores e usuários, vem à público esclarecer, com toda a lisura e franqueza, os motivos dos constantes atrasos nos pagamentos dos salários dos funcionários.
É de conhecimento de toda a comunidade que a empresa, além de estar sob recuperação judicial, sofre também o bloqueio de suas contas, fato este que apesar de não ser a causa principal dos atrasos, colabora para dificultar ainda mais os trâmites bancários de transferência e depósitos de valores em contas.
Porém um outro fator, ainda mais preocupante e que não representa um problema apenas para a Viação Vitória, diz respeito à queda no número de passageiros transportados nos últimos meses. O crescimento desordenado e sem regulamentação de vans e carros clandestinos, transportando passageiros nos horários de pico, com valores menores que a tarifa de ônibus, tem causado um sério prejuízo a todo o sistema público de transporte coletivo, afetando de forma mais contundente a Viação Vitória, que atende um maior número de bairros periféricos e distantes, justamente o alvo preferido dos “vanzeiros”, que até o momento figuram como clandestinos.
Para que a comunidade tenha uma ideia do impacto do transporte clandestino nas contas da empresa, enquanto 2014 foram transportados 869.123 usuários, em 2017 esse número caiu vertiginosamente para 669.100. São 200.023 passageiros a menos no período, gerando um déficit de R$ 660.073,00, abalando drasticamente a saúde financeira e dificultando o pagamento dos funcionários nas datas programadas.
Além de lidar com a concorrência injusta e predatória do transporte clandestino, enfatizamos que a Viação Vitória se encontra sob processo de Recuperação Judicial, que objetiva sua reorganização econômica, administrativa e financeira, para honrar seus compromissos com credores e funcionários e preservar sua função social e o estímulo à atividade econômica local.
Reafirmamos mais uma vez, que estamos e vamos continuar concentrando nossos esforços e utilizando de todos os meios legais possíveis para manter o sistema de transporte funcionando, garantindo a manutenção dos empregos que sustentam mais de 517 famílias conquistenses.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA VIAÇÃO VITÓRIA