Na manhã dessa terça-feira (03) a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão de suspeitos de envolvimento em um esquema criminosos que funcionava no cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Vitória da Conquista.
De acordo com o Ministério Público Federal foram presos o titular do cartório, Antonio Carlos de Jesus Bramont, Amanda Bezerra Bramont e Anna Caroline Bezerra de Castro e da despachante Maria Aparecida de Souza Pereira. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência dos investigados, inclusive em um apartamento em Salvador, e no Cartório em Vitória da Conquista.
As investigações foram originadas, após Bramont descumprir decisões em processos na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, revelo o delegado Jorge Vinicius.
Ainda segundo o MPF, para aprofundar a coleta de provas, a Justiça Federal autorizou, no decorrer das investigações, a interceptação telefônica de alguns investigados e a interceptação ambiental no gabinete do titular do Cartório.
Todos os crimes estão previstos no Código Penal, artigos 330 (desobediência), 316 (concussão), 317 (corrupção passiva), 319 (prevaricação), 304 e 209 (uso de documento falso), além do crime de associação criminosa, previsto no art. 2º da Lei nº 12.850/2013.
No imóvel de Bramont a PF encontrou um cartório paralelo, informou o delegado.
O delegado também informou que Bramont responderá por corrupção passiva, desobediência, falsidade ideológica, uso de documento falso, posse ilegal de arma de fogo, tráfico internacional de acessórios de arma de fogo e crime ambiental.