Nessa quinta-feira (10) a Secretária de Governo da gestão de Herzem Gusmão Pereira anunciou que enviou um cronograma para o Sinserv – Sindicato dos Servidores Municipais para o pagamento das horas extras trabalhadas de 2017, que ficaram pendentes.
Se aproximando do final do primeiro semestre de 2018, débitos do ano anterior ainda são problemas para o executivo que tem de conviver com o imbróglio diariamente. Na manhã dessa quinta-feira (10), agentes patrimoniais ocuparam os corredores da Prefeitura em protesto contra o não pagamento das horas extras trabalhadas. Houve até bate boca dos manifestantes com a Secretaria de Governo.
A pendência nos pagamentos de horas extras trabalhadas nos meses de novembro e dezembro de 2018 sinaliza para a presumível crise financeira vivida pelo Governo de Pereira Gusmão.
Ainda em 2017, com o não pagamento de adicional de férias e demora no depósito do 13º salário, o sinal amarelo acendeu e as dificuldades financeiras já batiam a porta. Pereira Gusmão atribuiu os problemas a gestão petista, a queda de arrecadação e aos próprios servidores que eram muitos e recebiam horas extras, que segundo ele, a partir daquele momento era “coisa do passado”.
O prefeito chegou a comparar Vitória da Conquista a Nova Yorque, durante discurso na primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores.
O executivo realizou o corte linear das horas extras e vários setores da prefeitura viveram o caos. Houve tumulto no cemitério, nas feiras livres, nos equipamentos esportivos que deixaram de funcionar durante noite e nos finais de semana e até postos de saúde suspenderam atendimento.
Servidores continuam reclamado do corte de alguns direitos. Há professores que se quexam da redução do salário e da retirada do adicional por aluno excepcional.
A Prefeitura também tem dificuldades para honrar com a empresa que realiza a coleta de lixo. Os pagamentos começaram a serem fracionados e atrasados em agosto de 2017.
Se não ajustada as contas, também, podem ocorrer atrasos no pagamento dos servidores, alertam especialistas em contabilidade pública.