Imagens mostram o roedor morto no setor de cardiologia do Hospital Regional de Taguatinga, no DF; direção diz que foi um caso isolado
Pacientes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal, encontraram um rato na ala de cardiologia da unidade de saúde. A cena foi gravada no domingo (13), mas só foram divulgadas na segunda-feira (14).
De acordo com a funcionária que grava o vídeo, o rato foi morto por um paciente que, em seguida, pediu ajuda. Pessoas que estavam no local afirmam, no vídeo, que o animal entrou por um buraco no gesso do teto, onde há fezes que podem ser do roedor.
“Há muito tempo que estamos reclamando aqui e ninguém toma providência”, afirma uma das pessoas que estava no momento em que as imagens foram gravadas. Assista ao vídeo.
O animal aparece, já morto, no chão, empurrado por um objeto de metal para soros, usado para imobilizar o roedor.
Depois, um funcionário o segura pela cauda por meio de um saco plástico para retirá-lo do local. O episódio acontece onde os pacientes passam a noite, em macas. Na ocasião, seis pacientes dormiam na área, e todos eles foram transferidos para outra enfermaria.
Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que parte do gesso foi quebrada na última semana quando a unidade de saúde passava por reparos de um vazamento na cobertura, mas o buraco foi fechado na segunda-feira.
A direção do HRT também informou que esse foi um caso isolado e assegurou que a cada três meses o local passa pelo serviço de desratização, sendo o último no dia 16 de março e que o próximo acontecerá em junho.
“A equipe de limpeza faz a manutenção diária em todas as áreas do hospital, com recolhimento de lixo e de restos de alimentos que possam atrair insetos e ratos”, diz o documento enviado à imprensa.
Fonte: Saúde – iG