Clientes de bancos reclamam que não estão conseguindo fazer pagamentos pela nova plataforma de cobrança de boletos. O sistema está valendo desde esse sábado, para valores a partir de 400 reais.
A nova plataforma de cobrança da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, entrou em vigor em julho do ano passado, com cobranças a partir de 50 mil reais. A partir de 21 de julho, serão incluídos os boletos de qualquer valor.
A ferramenta permite a identificação do CPF ou CNPJ do pagador, facilitando o rastreamento dos pagamentos e permitindo a quitação de boletos, mesmo vencidos. O próprio sistema verifica as informações em cada transação, e se os dados coincidirem com os da plataforma, a operação é validada.
Em nota, a Febraban confirma que a nova plataforma vem recebendo registros de problemas no funcionamento, e informa que estão sendo solucionadas pela rede bancária.
A Febraban acrescenta que as empresas precisam cadastrar os boletos na base do sistema da NPC – Nova Plataforma de Cobrança – antes de emitir o boleto impresso.
*EBC