Com abandono de 10 km da via, Prefeitura pode perder a verba disponível para concluir a avenida, nos próximos meses.
Mesmo com dinheiro disponível para concluir os 12 km de extensão da Av. Perimetral, a Prefeitura de Vitória da Conquista irá inaugurar, no próximo sábado (14), apenas o trecho de 2,2 km que interliga a Av. Juraci Magalhães com Av. Olívia Flores. O trecho foi batizado com o nome J. Pedral. Dessa forma, a Prefeitura tenda desvincular que o trecho de 2,2 km faz parte da Av. Perimetral.
O principal objetivo da Perimetral seria interligar dois extremos da cidade, facilitando o tráfego, sem ter que passar pelo Centro. A via possibilitaria atravessar a cidade com menos da metade do tempo nos dias atuais. E vai permanecer assim, mesmo com a inauguração da etapa 2.
O Corredor Perimetral é um dos empreendimentos previstos para a cidade no Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Urbana. O convênio foi firmado com o Governo Federal para um financiamento de aproximadamente R$ 60 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal.
No site oficial da Prefeitura informa que a Perimetral teria “início na Avenida Brumado, seguindo pela Lagoa das Bateias e, em seguida, pelo Loteamento Cidade Modelo e avançando pelo bairro Patagônia e pelo Conveima. Após atravessar a BR-116, prosseguirá pelo Morada dos Pássaros até sair pela lateral do Shopping Conquista Sul. Daí, passará pela Avenida Juracy Magalhães e pela região do Boa Vista, até atravessar o Rio Verruga para chegar, enfim, a seu ponto final – a Avenida Olívia Olívia Flores, na altura do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba)”.
Entretanto, somente a parte “nobre”, etapa 2, da via foi concluída. Ficando a população da zona oeste sem saber quando terá a tão esperada perimetral concluída.
Segundo apurou o BConquista, caso a Prefeitura não dê continuidade a parte inacabada da perimetral, o município poderá perder a verba já disponível, até o final do ano.