Dois veículos foram apreendidos; relatório da Prefeitura diz que há mais de 400 clandestinos em circulação
Após um ano e nove meses, a Prefeitura de Vitória da Conquista passou a denominar o transporte de vans na cidade como clandestino e iniciou fiscalização com apreensão de veículos. Anteriormente o prefeito Herzem Gusmão Pereira chamava a atividade ilícita de ‘alternativa’, ‘complementar’ ou ‘seletiva’.
Com a pressão popular, do Ministério Público e da empresa que atualmente domina o transporte de passageiros, não restou alternativa ao executivo que se viu foi obrigado a exercer seu papel fiscalizador. Porém, a ação foi iniciada sem o Prefeito conseguir realizar a licitação do transporte por meio de vans. Durante campanha em 2016 e ainda quando assumiu a gestão, Gusmão Pereira afirmou que implantaria o serviço em 100 dias.
Segundo site oficial, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista intensificou as ações de fiscalização de transporte clandestino no perímetro urbano, com o apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM). Na manhã desta segunda-feira (17) foram abordadas 28 vans, sendo duas apreendidas.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a maioria das vans atua no transporte rural e no transporte intermunicipal, outras são empregadas no transporte de mercadorias. Todos os veículos foram fiscalizados com base nas exigências legais.