O WhatsApp para Android vai passar por uma grande mudança na próxima semana que pode apagar seus arquivos antigos guardados no Google Drive. Mas há solução: serão salvos da degola os conteúdos antigos que forem salvos novamente em um novo backup.
A mudança, que não afetará usuários do aplicativo de bate-papo no iPhone, é uma mistura de duas alterações que serão feitas pelo WhatsApp na segunda-feira (12).
A partir desta data, vai começar a valer os termos de um acordo entre WhatsApp e Google: o backup do WhatsApp guardado no Google Drive não vai mais contar para a cota de armazenamento – a versão gratuita do serviço dá direito a 15 GB, espaço compartilhado por todos os serviços do Google, do Gmail ao Fotos. Dessa forma, tanto faz se você tiver100 MB ou 1 GB de backup do WhatsApp.
No iPhone nada mudou, já que nele o backup em nuvem é realizado só via iCloud. E nele, o conteúdo salvo do WhatsApp continua consumindo seu espaço livre no serviço da Apple.
Só que, também a partir de 12 de novembro, o WhatsApp passará a deletar os backups guardados no Google Drive que não foram atualizados ao longo de um ano. É por isso que, se você usa WhatsApp no Android e guarda seus arquivos no Google Drive, deve fazer um novo backup, senão perderá todo o conteúdo do app.