-
Compartilhe
Aumento da passagem de ônibus: prefeitura de Conquista tem dois pesos e duas medidas quando se trata da cidade e da zona rural
Pode ser do seu interesse
Na noite desta sexta-feira (22), um incêndio de grandes proporções destruiu completamente um galpão localizado na alça do Anel Viário, no bairro Cidade Modelo, em Vitória da Conquista.
O 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionado após denúncias de que o galpão estava em chamas. Ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com o fogo já avançado. Foram utilizados dois veículos de combate a incêndios para tentar controlar as chamas. Após intenso trabalho, o fogo foi...
PREVISÃO DO TEMPO: Nordeste terá céu alternando entre muitas e poucas nuvens nesta terça-feira (19)
A previsão é de chuva isolada para MA, PI e BA
A terça-feira (19) no Nordeste do país terá céu alternando entre muitas e poucas nuvens.
O único estado que possui alerta para chuvas intensas pela manhã é a Bahia, e as regiões afetadas serão sul, centro sul e extremo oeste baiano. Há também possibilidade de chuva isolada para o litoral sul.
Já para o Maranhão a previsão é de chuva isolada nas regiões oeste e sul. A previsão é semelhante para o sul do Piauí.
O estado do...
O pagamento é realizado na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem.
A CAIXA inicia nesta terça-feira, dia 19, o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de novembro para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 3.
O pagamento é realizado na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com o CAIXA Tem, o beneficiário pode pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.
O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito...
Previsão vale para os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe
O tempo seco deve predominar na região Nordeste, nesta segunda-feira (18). O céu varia entre muitas e poucas nuvens em parte do Maranhão e da Bahia, e em toda a extensão dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
No extremo oeste e leste baianos, e nas regiões oeste e sul maranhenses, há possibilidade de chuvas.
Entre as capitais, temperaturas mínimas...
No mês passado circulou nas redes sociais uma foto do vidro frontal de um ônibus com um aviso de aumento de passagem autorizado pela prefeitura. Logo, a veracidade da informação foi negada pela prefeitura. Não vai haver aumento – por enquanto – no transporte coletivo urbano. Mas, a foto não é fake. A foto é mostrada abaixo, veja que a cortina vista mostra que foi feita em um veículo do mesmo tipo os que transportam passageiros dentro da cidade, mas é um ônibus que transporta passageiros para e da zona rural.
De fato, o cartaz não foi preparado na prefeitura, usa erradamente a marca do governo, mas, alguns proprietários de ônibus que operam nas linhas para os distritos do município chegaram realmente a acreditar que contariam com o aumento, que reivindicam há algum tempo. Uma fonte ligada ao setor disse ao BLOG que chegou a haver uma sinalização de que ocorreria o reajuste no dia 1º de janeiro. O percentual seria um pouco maior que os 14% autorizados pelo prefeito Herzem Gusmão em julho de 2017, considerando que o último reajuste tinha sido autorizado em julho de 2017, 17 meses antes.
Mas, o aumento não foi confirmado. A fonte declarou que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem dado pouca atenção ao serviço de transporte coletivo público rural, realizado por proprietários individuais de ônibus reunidos na Associação dos Permissionários do Transporte Rural (APTR), depois que foi regulamentado no governo Guilherme Menezes, em setembro de 2015. A última vistoria, por exemplo, teria sido feita em 2017.
O BLOG procurou o secretário Ivan Cordeiro, da Semob. Por WhatsApp lhe enviou a seguinte pergunta: Qual é o preço da passagem de ônibus rural e para quanto vai? Ivan respondeu que o preço das passagens na zona rural é variado e que a secretaria ainda está tratando do assunto. O BLOG prosseguiu tentando obter maiores informações: “Aquele cartaz num ônibus que saiu nos blogs não era fake. Era, realmente, num ônibus do transporte rural, correto? Mas era desautorizado ou foi a prefeitura que desistiu de dar o aumento sem ouvir o Conselho?”. O secretário optou por não responder.
A possibilidade de aumento no transporte coletivo rural – muito justo, apesar da dificuldade da população em pagar – nem foi mencionada. O máximo que foi divulgado é que o aumento da passagem para o setor será levado à análise do Conselho Municipal de Transportes, o que não aconteceu em nenhum momento quando o reajuste contemplou a empresa de ônibus que opera apenas na cidade, que, para continuar prestando o serviço acabou de ganhar isenção do ISS, em projeto de lei do prefeito aprovado pelos vereadores, à exceção de Davi Salomão (PRTB), Danilo Kiribamba (PCdoB) e Valdemir Dias (PT).
O SERVIÇO
O transporte coletivo que atende à zona rural de Vitória da Conquista conta com 135 veículos, que percorrem mais de 2.600 quilômetros pelo interior do município, passando por 304 povoados e 11 distritos rurais, segundo a prefeitura. Durante reunião ocorrida no ano passado entre governo e permissionários, o então secretário municipal de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia, destacou a importância do serviço: “Temos que preservar”. É uma questão de segurança, higiene e controle para que a população do interior do município seja convenientemente transportada”.