Durante seu discurso na Jornada Pedagógica de Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Herzem Gusmão (MDB) apresentou ideias um tanto diferentes do que vem constantemente afirmando. O destaque da mudança de posicionamento foi o anuncio que Conquista fará adesão à Policlínica Regional de Saúde. Mas outro fato também chamou atenção em seu pronunciamento. Ele deixou de lado, pelo menos nesta manhã, as críticas constantes à gestão anterior e o discurso “a culpa é do PT”, e elogiou várias ações do ex-prefeito Guilherme Menezes(PT), entre elas, ações na saúde, educação e o projeto da Barragem do Rio Pardo.
O prefeito chegou a afirma que “Guilherme fez uma revolução na saúde, influenciando toda a região”. Ele também destacou ações de ex-gestor na área da educação.
Herzem diz que dará continuidade a projeto de Guilherme – O emedebista elogiou também a iniciativa de Guilherme Menezes na elaboração do projeto da Barragem do Rio Pardo. ” Ele foi ao Ceará porque sabia que lá tem um açude que armazena mais água do que todas as barragens da Bahia. E ele trouxe de lá Péricles, um cearense que fez o projeto do Rio Pardo”, contou.
Herzem afirmou que, ao contrário de outros prefeitos que descartam projetos da gestão anterior, ele levará a proposta da Barragem do Rio Pardo à Brasília. “Estou levando para Brasília, na sexta-feira, para reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, o projeto desse cearense que Guilherme foi buscar”, disse.
Segundo o prefeito, se o município encomendasse hoje o mesmo projeto, ele custaria cerca de R$ 10 milhões e demandaria dois anos e meio para ser elaborado.