Foi confirmado, nesta sexta-feira(14) a tarde, que o novo presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de Vitória da Conquista, será Chico Estrela. O empresário já declarou rompimento com Herzem Gusmão, e o seu apoio à candidatura de Marcell Moraes à prefeitura de Conquista. O partido deve ser conduzido para a mesma decisão. Diante desse cenário, fica a dúvida: De que lado ficará o Coronel Esmeraldino Correia?
Apesar das constantes baixas do Governo Municipal nos últimos meses, Esmeraldino Correia mostrou-se fiel escudeiro de Herzem. Em discursos recentes, ele frisou que é delegado do prefeito.
Assim que declarado oficialmente o fim da aliança do PSDB e Governo Herzem, o Partido deve deixar todas as coordenações e secretarias que ocupam atualmente. Ente as principais estão a Secretaria de Educação, com Esmeraldino Correira; Secretaria de Agricultura, com Paulo César; e Secretaria de Serviços Públicos, José Marques. Logo, Esmeraldino terá que escolher entre: continuar no partido ou continuar como delegado do prefeito.