Destaque Política Saúde

Mesmo contra a vontade de Herzem, Monalisa é reeleita presidente do Conselho de Saúde

Monalisa Barros é psicóloga e profª universitária

Em reunião realizada ontem (20), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Vitória da Conquista reelegeu Monalisa Barros para o cargo de presidente . Em áudios vazados, no final do ano passado, o prefeito Herzem Gusmão(MDB) demonstrou ver Monalisa como rival , pois ela defendia o consórcio com Policlínica Regional de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é deliberativo e composto por membros do governo e da sociedade civil. As decisões sobre a saúde pública do município precisam passar pela aprovação do Conselho. A nova mesa diretora do CMS fará gestão até 2021. Lúcia Dória, representante do setor Privado e Filantrópico de Saúde, foi eleita vice-presidente.

Antes da eleição da nova mesa diretora, a reunião do CMS passou por momentos de tensionamento. Foram apontadas irregularidades graves na administração da Fundação Municipal de Saúde, responsável pelo Hospital Esaú M

Derrota do Governo Herzem – O governo municipal não conseguiu emplacar nenhum nome para o CMS, e agora terá que aceitar novamente Monalisa como presidente. Em áudios vazados e divulgados pelo BConquista, Herzem considerou a psicóloga inimiga da cidade por ela defender o consórcio da Policlínica, e disparou xingamentos: “A Monalisa, que é grosseira, que é arrogante, é filha de Hormindo”, disparou.

Em carta aberta, Monalisa respondeu ao prefeito: “Meu partido é o SUS”. E reforçou que o seu compromisso social com a saúde da população está acima de qualquer acordo político-partidário.

Herzem mostrava receio ao sucesso da Policlínica por questões eleitorais e medo da ascensão do Prefeito de Belo Campo, Quinho, eleito pelos municípios como presidente do consórcio. Ele chegou a assumir que não queria a Policlínica em Conquista. Nos áudios, ele dizia: “Por que não bota lá, essa porra dessa policlínica, em Belo Campo?”;“Manda Quinho pra puta que o pariu!”.

No começo deste mês, o prefeito recuou em sua decisão e anunciou, durante a Jornada Pedagógica do Município, que Conquista fará adesão à Policlínica. Na ocasião, o emedebista chegou a elogiar o Governador Ruí Costa (PT) pela iniciativa de implantação das policlínicas por todo o Estado da Bahia.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados