O Secretário Municipal de Educação demonstrou constrangimento ao ser abordado pela reportagem do BConquista
Não é novidade! A Educação municipal de Vitória da Conquista passa por sérios problemas. Todos os dias surge uma nova denúncia nos blogs, nas rádios e na TV sobre a desassistência às escolas do município. Após cada nova denúncia, a Secretária de Educação faz reparos pontuais nas unidades de ensino, no entanto, até o momento não se pronunciou sobre a crise generalizada.
Nesta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores, o BConquista abordou o Secretario de Educação, que se intitula delegado de Herzem (prefeito), Esmeraldino Correia, em busca de esclarecimentos. Esmeraldino ficou desconcertado e se negou a dar entrevista. O constrangimento do secretario demonstra que não há defesa diante da crise instalada. As únicas palavras ditas pelo “delegado do prefeito” foram: “Procure a Secom”.
O início do ano letivo foi marcado por uma série de protesto de alunos, tanto da zona rural como na urbana, que relatam falta de água e merenda nas escolas. Além disso, o calendário escolar de várias unidades de ensino da zona rural está comprometido porque não há transporte para levar os professores até as localidades.
Outro problema bastante apontado pela mídia conquistense diz respeito ao descaso com a manutenção da estrutura física das escolas. Grande parte das unidades municipais não teve, durante o período de férias, reformas e nem ao menos limpeza. São inúmeras as escolas que estão tomadas por matagais.
Enquanto a crise na educação se agrava e o Secretário se nega dar entrevistas, o prefeito continua em “tour” pelas rádios cobrando dos profissionais da educação o aumento no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mas como dizia os cartazes em protesto no distrito de Bate Pé: “Como aumentar o IDEB sem aula?”.
Confira algumas matérias que mostram a situação da educação municipal de Vitória da Conquista:
- Início do ano letivo é marcado por falta de água e merenda nas escolas municipais
- Falta transporte escola para professores e alunos, denuncia vereador
- Eles querem aulas: Alunos fazem protesto na porta da prefeitura de Conquista
- Sem consultar comunidade, Sec de Educação exonera diretor e diz: A decisão está tomada!
- Alunos de Bate Pé só tem aula duas vezes por semana
- Em nota, prefeitura mostra desconhecer situação da escola de Bate Pé
- Mato alto e lixo: moradores denunciam abandono da Escola Municipal Zulema Cotrim