O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL) tem eventos confirmados para todos os finais de semana até junho de 2019
A reforma do Centro de Cultura de Conquista demorou, mas saiu! Aconteceu e tem sido bem aproveitada. Desde sua reabertura, ocorrida em junho no ano passado, o CCCJL tem registrado recordes de eventos e público. Sob a direção de Elton Becker, o espaço cultural tem facilitado o acesso para produtores e artistas de Vitória da Conquista e região Sudoeste, além de receber grandes atrações nacionais.
De junho até dezembro de 2018, foram realizadas cercas de 80 eventos no Centro de Cultura, registrando um público de cerca 36 mil pessoas. Em 2019, a dinâmica de eventos continua, e até o final de junho já há eventos confirmados em todos os finais de semana.
A música clássica tem sido uma das grandes atrações do CCCJL, e a Orquestra Sinfônica de Conquista tem se apresentado todos os meses na sala principal. João Omar, regente da Orquestra, conta que o desafio de apresentações pelo menos uma vez ao mês foi lançado por Elton Becker e aceito pelo grupo, que é composto por mais 23 pessoas. “O Centro de Cultura é hoje o espaço onde mais acontecem eventos, ele está funcionando plenamente e todos os seus espaços estão sendo utilizados”, destacou o músico. “Isso dá dignidade que todos os artistas e produtores de todos os segmentes enxerguem o Centro de Cultura como um lugar acessível, não só para o cidadão que vem apreciar a arte, mas para os artistas”, completou.
A produção teatral também tem ganhado destaque no Centro de Cultura. As pautas da sala principal estão sendo ocupadas principalmente por espetáculos teatrais. Neste mês de abril serão apresentadas peças em todos os fins de semana, a programação conta com produções locais e regionais. O CCCJL conta com o melhor anfiteatro da região sudoeste da Bahia, e tem a única sala cênica de Conquista.
Elton Becker destaca que as apresentações no Centro de Cultura vem sendo estimuladas através das convocatórias públicas “Ocupe Seu Espaço”, lançadas duas vezes ao ano pela Secult-Ba, uma seleção que visa a ocupação de pautas artístico-culturais dos Espaços Culturais ligados ao Estado.”A Secult foi muito feliz com o lançamento das convocatórias. Elas ampliam e democratizam o acesso do produtor. Não só do acesso, mas dos valores praticados pelas pautas também”, disse.
As pautas do Centro de Cultura abrem espaço para produções locais e nacionais, dinamizando a experiência estética do público. “Recebemos espetáculos de renome nacional, mas estamos mesclando com produções locais. Isso valoriza e amplia as experiências estéticas para as pessoas”, comentou Elton Becker.