Em nota lançada neste sábado(13), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de Vitória da Conquista, acusa o prefeito Herzem Gusmão (MDB) de ser o principal responsável pelo caos no transporte coletivo do município. O Partido acredita que, ao promover a competição desregrada das vans com os ônibus, o prefeito promoveu a “quebra” das duas empresas de ônibus e a demissão dos rodoviários. O PCdoB exige da prefeitura uma solução imediata para restabelecer o equilíbrio e qualidade do sistema de transporte.
O documento afirma também que em dois ano de governo, o prefeito “quebrou” a cidade. ” Inchou a máquina pública com amigos e apadrinhados em cargos comissionados, desfez tudo que funcionava na cidade, promovendo uma crise sem precedentes em diversas áreas, especialmente saúde, educação e transporte coletivo urbano”, diz o texto.
Confira na íntegra:
O CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO EM CONQUISTA É DA RESPONSABILIDADE DO PREFEITO MUNICIPAL
O Prefeito de Vitória da Conquista para ganhar a eleição, vendeu a promessa de fazer conquista crescer e desenvolver. Em dois anos de governo “quebrou” a cidade. Inchou a máquina pública com amigos e apadrinhados em cargos comissionados, desfez tudo que funcionava na cidade, promovendo uma crise sem precedentes em diversas áreas, especialmente saúde, educação e transporte coletivo urbano.
O Prefeito é o principal responsável pelo caos no transporte coletivo ao promover a competição desregrada das vans com os ônibus, promovendo a “quebra” das duas empresas existentes e demissão dos rodoviários. Conquista chegou a possuir um dos melhores sistemas de transporte público do nordeste e hoje amarga passagens caras e serviço ruim.
As vans podem e devem participar do sistema de transporte publico, mas com motoristas e veículos regulares, de forma complementar e não concorrendo com os ônibus . Hoje ninguém tá satisfeito com esse caos, todos perdem, população, empresas e trabalhadores. O povo paga o preço da incompetência do prefeito.
O PCdoB exige uma solução imediata pela prefeitura para restabelecer o equilíbrio e a qualidade no sistema de transporte, a partir das seguintes ações :
1. plano emergencial de transporte público para atendimento das áreas carentes
2. Abertura imediata de edital para licitação do lote em aberto
3. Rigorosa Fiscalização do transporte clandestino
Por fim, O PCdoB conclama a população e os movimentos populares a se manifestar publicamente contra o caos no sistema de transporte público de Vitória da Conquista.
Vamos as ruas contra essa gestão incompetente, atrapalhada e irresponsável. A população não pode ser penalizada pela incapacidade de gestão do prefeito.
Comitê Municipal do PCdoB em Vitória da Conquista
Fabrício Falcão – Deputado Estadual
Nildma Ribeiro – Vereadora
Danillo Kiribamba – Vereador