O Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista tem realizado uma sequência de reuniões para organizar e fortalecer o partido para as eleições municipais 2020. Ontem, 1º de maio, foi realizado um encontro ampliado com a participação da militância e lideranças políticas como o ex-prefeito Guilherme Menezes, os deputados estaduais Zé Raimundo e Marcelino Galo, o deputado federal Zé Raimundo, e os vereadores Fernando Jacaré, Valdemir Dias e Viviane Sampaio. Foi aprovada, durante a reunião, uma resolução interna defendendo a unidade no Partido.
Para o presidente municipal do PT, Rudival Maturano, não há discussão: “o candidato a prefeito do PT está dentro do Partido”. Em entrevista ao BConquista, Rudival defendeu que as principais lideranças continuem uma linha de diálogo para que a partir de junho, as discussões possam ser afuniladas para um debate mais tático sobre qual será o nome à candidatura. “Estamos caminhando para convergência, tanto com os grupos de Guilherme, como dos deputados Zé Raimundo e Waldenor, e as tendências que fazem parte de movimentos sociais”, disse.
O presidente defende também inovação no debate político. “Visando ajudar a cidade, vamos avaliar o melhor debate, comparando os modelos de projetos, e entender os novos processos de interlocução com a cidade, e a partir daí criar uma proposta legal, atualizada, referenciada no nosso legado, mas de inovação no debate”, afirmou.
O deputado federal Waldenor Pereira também acredita na necessidade de inovação, e afirma que o PT está consciente que a população quer algo novo. “Estamos sentindo que a população quer o retorno do Partido dos Trabalhadores, mas estamos conscientes da nossa responsabilidade, de que a população quer algo novo. É importante que a gente esteja consciente dessa nova conjuntura”, disse. “ É uma decisão acertada do Partido construir um programa de forma coletiva, compartilhada, escutando os diferentes segmentos, e a partir daí criar um programa novo, baseado na nova realidade política, e decidir aquele ou aquela que deve nos representar”, completou.