Destaque Saúde

Associação de Fibriomiálgicos de Conquista cobra políticas públicas para os portadores da síndrome

A data 12 de maio é considerada o dia Internacional da luta da Fibriomiálgia, síndrome que provoca dores  nos tecidos fibroso e muscular por todo o corpo e por longos períodos. Os representantes, em Vitória da Conquista, da Associação Nacional de Fibriomiálgicos e doenças correlacionadas(ANFIBRO) estão realizando mobilizações para que a sociedade discuta mais sobre o tema e existam políticas públicas voltadas para os portadores da doença.

Na última sexta-feira, 10, Maria Margarida de Souza fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Vitória da Conquista em nome dos de Fibriomiálgicos. Ela cobrou políticas públicas e atenção da sociedade conquistense.

A vereadora Viviane Sampaio tem apoiado as ações da Associação e é autora do PL 50/2019 que instituí o dia municipal da Fibromialgia

Maria contou também que participou da Conferência Municipal de Saúde – realizada nesta semana – mas muitos representantes da área de saúde da cidade, pediram a exclusão das pautas de fibromialgia nas discussões.

Fibriomialgia -pode ser  considerada um amplificador no corpo que intensifica as dores , atingindo os músculos, as articulações e os tecidos moles, causando  distúrbios do sono, ansiedade e depressão. Segundo a ANFIBRIO, anteriormente a síndrome era  maneira errônea  atribuída ao emocional(psicológico), mas hoje já se sabe que todos  os sintomas citados alteram o físico e o emocional.

Através de mobilização nas redes sociais, a Associação de Vitória da Conquista convida os portadores da síndrome a participarem da ANFIBRIO. Os interessados podem entrar em contato pelos números (77)98848-0927 Ione / (77)9996-9597 Margarida / (77)99103-2381 Lindiam / (77)98833-1092 Jeane.

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados