Governo Herzem oferece 0% de reajuste salarial aos serviços municipais; sindicatos sinalizam greve
19 de junho de 2019
A administração municipal afirmou não ter como cumprir o acordo inicial de 3,7% de reajuste e retirou a proposta
Jonas Sala (Sec de Finanças) e Kairan Rocha (Sec de Administração) foram os encarregados que deram o recado de Herzem Gusmão aos servidores
Na tarde desta quarta-feira(19), os servidores municipais foram surpreendidos com a decisão do governo Herzem Gusmão que determinou 0% de reajuste salarial. A informação foi confirmada por Lucas Nunes, advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv).
Em entrevista ao BConquista, Lucas contou que durante a reunião de negociação o governo municipal afirmou que “as contas foram feitas precipitadamente” e recuou com a proposta inicial de 3,7% de reajuste salarial. “Isso demonstrou despreparo e irresponsabilidade da gestão, apresentou uma proposta e depois disse que não tem condições de manter o acordo”, avaliou o advogado.
A prefeitura usou como justificativa para o não reajuste o índice de despesas com pessoal. Afirmaram que o índice já está em 49% e a lei de responsabilidade fiscal só permite 54%. Lucas conta que o sindicato rebateu o argumento. “Nós demonstramos que há recursos, possibilidades financeiras e o índice da lei responsabilidade fiscal também permite o reajuste”, disse. “Além disso, demonstramos que há necessidade legal. O regime jurídico do município estabelece a revisão anual dos vencimentos e veda o reajuste zero”, completou.
O governo negou-se também a reajustar o vale-alimentação dos servidores, mesmo este não gerando impacto sobre o índice de despesa com pessoal. A proposta inicial era de 5% de aumento.
Decisão política – Segundo o advogado, o Sinserv tem a convicção que a decisão do governo foi uma atitude política. A categoria questiona também os constante aumentos de salários dos cargos comissionados. “Se há possibilidade jurídica, financeira e fiscal, não dar o reajuste é uma decisão política. Administração demonstrou que não tem o servidor como prioridade, que não quer valorizar o servidor”, disparou.
Nos próximos dias, a direção do Sinserv deverá apresentar o indicativo de greve em assembleia para que a deliberação seja avaliada pela categoria.
Incêndio ocorrido em uma das barracas da feira coberta do Alto Maron, na tarde deste sábado (22), deixou muitas pessoas assustadas.
A ação rápida dos bombeiros militares impediu que as chamas se alastrassem pelos demais boxes, evitando assim mais prejuízos.
Segundo o Blog do Léo Santos, a possível causa do incêndio pode ter sido falha na instalação elétrica, mas à reportagem do Blitz Conquista, nenhum agente de órgãos públicos presentes no local soube informar...
Na manhã de sexta-feira (21/11), às 08h10min, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/BRUMADO), Posto do Pradoso, prestaram socorro a uma pessoa que estava em um veículo na BA – 262.
A ação foi desencadeada após a equipe do Posto do Pradoso ser solicitada pelo próprio motorista dizendo que estava sentindo fortes dores na região lombar…
Imediatamente, os policiais prontamente iniciaram os primeiros socorros à vítima, enquanto uma equipe...
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta sexta-feira (21) o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou, pelas redes sociais uma vigília de orações próxima à casa onde Bolsonaro cumpre prisão...
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou, na noite de segunda-feira (17), no Colégio Estadual de Tempo Integral de Mucugê, um estudo com metodologia inédita no Brasil que mede, a partir de dados das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), o impacto econômico do turismo de eventos no município. O relatório técnico “Avaliação do Impacto Econômico de Eventos em Economias Locais com Uso de Dados Fiscais: O Caso de...