Como dizem por aí, todo mundo quer ser o ‘pai da criança’ quando o filho é bonito. Até quem duvidou e ironizou bradando nos microfones, declarando que o novo aeroporto só seria inaugurado “em 2030”, quer tirar proveito do maior investimento do Governo, nos últimos anos, em Vitória da Conquista.
O ‘sonho de boteco’ se tornou realidade e muita gente, mesmo os que tentaram impedir a continuidade das obras, quer tomar para si a ‘paternidade’ de um dos mais modernos aeroportos do interior do país.
Foram investidos R$ 124 milhões na construção do Aeroporto Glauber Rocha, com expectativa de movimentação ampliada para 500 mil passageiros por ano até 2020.
A história do aeroporto Glauber Rocha.
2010 – Com Jaques Wagner no governo da Bahia e Lula na presidência, é escolhido o melhor local para implantação do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Foi o Governo do Estado quem publicou, neste ano, o Decreto nº 12.246, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação, a área destinada à implantação do Glauber Rocha;
– Ainda em 2010, foi assinado o Contrato para Elaboração do Plano de Desenvolvimento, Plano Diretor, Projetos Executivos para o novo Aeroporto de Vitória da Conquista.
2013 – Com Dilma Rousseff já na presidência, o Governo Federal publica o extrato do Convênio celebrado entre a União e o Governo do Estado da Bahia para Construção do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista
– O convênio previa a construção da pista de pouso e decolagem com 2.100m de comprimento e 45m de largura, pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.
2014 – Assinatura do Contrato de Empreitada DERBA CE- 004-CT027/14 e emissão da Ordem de Serviço para Construção do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Toda a execução da obra ficou sob a responsabilidade do Governo do Estado;
2015 – Com Rui Costa já governador da Bahia e Dilma ainda na presidência, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato do Convênio celebrado entre a União e o Governo do Estado da Bahia para Construção do Terminal de Passageiros do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Novamente, fica definido que o Governo do Estado executaria 100% da obra;
2016 – Conclusão das obras de construção da pista de pouso e decolagem com 2.100m de comprimento e 45m de largura, pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio-SCI;
2017 – Assinatura de contrato e emissão da Ordem de Serviço para Elaboração dos Projetos Básico e Executivo de Arquitetura, Engenharia e Instalações Complementares e Construção do Terminal de Passageiros do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Execução integral do Governo do Estado;
2018 – Conclusão – pelo Governo do Estado – das obras de Construção do Terminal de Passageiros do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista e demais serviços (edificação de apoio, torre de reservatórios, estação de tratamento de esgoto);
– Também neste ano, foi realizado o Processo Licitatório para outorga de Concessão Remunerada de Uso do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista “Glauber Rocha”;
– Ainda em 2018, no governo Temer, foi feita a assinatura do Contrato de Empreitada nº 005-CT010-2018/SEINFRA- início e conclusão das obras de implantação do acesso ao Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. O acesso foi feito com recursos do Governo do Estado;
– Em dezembro de 2018, ainda na gestão de Michel Temer, o Governo Federal repassa a última parcela do convênio da obra para o Governo do Estado executar;
2019 – Governo do Estado conclui as obras e anuncia entrega e início da operação do aeroporto Glauber Rocha em 23 de julho.