Destaque Política

Na tentativa de arrumar a “Casa”, Herzem troca de liderança na Câmara e aposta em perfil mais pacificador

Sai Bezerra, assume Edivaldo Ferreira Júnior

Na sessão ordinária desta quarta-feira (21) um comunicado do prefeito Herzem Gusmão (MDB), à Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) informou que o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (MDB) é o novo líder do prefeito na Casa. A função estava sendo desenvolvida pelo vereador Jorge Bezerra (SD).

A decisão do prefeito, apesar de ter sido divulgada oficialmente apenas agora, começou no mês de maio. Através de algumas mudanças em sua base de apoio no legislativo, o alcaide tenta resolver vários problemas com poucas “jogadas”:

Herzem tinha um débito com o vereador Gilmar Ferraz (MDB), que sofreu grande desgaste eleitoral por ter feito dobradinha, por orientação do prefeito, como candidato a deputado estadual, com Lúcio Viera Lima*, candidato, na época, a deputado federal.  Lúcio é acusado de envolvimento no ‘bunker’ de R$ 51 milhões dos Viera Lima. Geddel Viera Lima, irmão de Lúcio, foi preso em setembro de 2017, após a apreensão de mais de 51 milhões de reais em espécie em seu apartamento.  A procuradoria-geral da República, Raquel Dodge, solicitou, no começo do ano, a condenação de Geddel a 80 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

Gilmar Ferraz e Lúcio Viera Lima

Sendo assim, para tentar reverter o desgaste de Gilmar, principalmente com o seu eleitorado do edil na zona rural, Herzem nomeou, em maio deste ano, o vereador como Secretário Municipal de Agricultura. A nomeação, inclusive, não agradou os demais vereadores.

Luciano Gomes diz que secretário Gilmar Ferraz “pensa que é esperto”

Como a solicitação de afastamento de Gilmar da Câmara Municipal, o seu primeiro suplente, Edivaldo Ferreira Júnior (MDB), assumiu a vaga como vereador. Com essa primeira “jogada”, além de tentar melhorar a atuação de Gilmar na zona rural, Herzem resolveu pendência com o Edivaldo Ferreira “Pai”, que apesar de ter apoiado o prefeito durante as eleições, vinha fazendo constantes críticas à gestão.

Após seu filho assumir o cargo de vereador, Edivaldo Ferreiro lançou apoio novamente a Herzem

Mudanças no Governo: Herzem faz jogada arriscada e pode se complicar com aliados

No entanto, a liderança do prefeito na Câmara ainda era um problema pendente. Com o perfil truculento e protagonista de várias polêmicas, o vereador Jorge Bezerra, que ocupava a função desde o começo do ano, não agregava o apoio político necessário na Câmara. Sendo assim, Edivaldo, que vem demonstrando personalidade mais contida e pacificadora, é a nova aposta de Herzem para “amenizar” os entraves e embates no legislativo conquistense.

Jorge Bezerra não estava presente na sessão quando a mudança foi comunicada, no entanto estava na Câmara de Vereadores.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados