Recentemente uma ação no Ministério Público denunciou irregularidades cometidas pela Viação Rosa, entre elas a retenção de documentos de funcionários há meses e o não recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). No entanto, segundo a opinião do vereador Valdemir Dias (PT). o verdadeiro culpado e quem precisa ser responsabilizado é o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, visto que a prefeitura alugou os ônibus da Rosa e é a responsável pela operação do lote 1. O posicionamento do vereador foi destaque na manhã dessa quinta-feira (22), no programa Redação Brasil, da Brasil FM.
“O grande culpado disso é o prefeito de Vitória da Conquista. A final, quem contratou a Viação Rosa e está operando esse sistema é a prefeitura. Ele [o prefeito] contratou sem licitação, ele que escolheu a empresa”, disparou Valdemir.
O edil alerta também que a prefeitura, de acordo com a Constituição, não poderia estar operando o sistema de transporte. “Operar o sistema não é ministério da prefeitura. Está pegando em fluxo de caixa, mexendo em dinheiro, não pode”, disse.
Valdemir lembrou também que em promessas de campanha, Herzem se comprometeu em regularizar a atuação das vans nos primeiros dias de gestão, no entanto até hoje a situação não foi resolvida, e é a principal causa da crise do transporte coletivo no município.