Foi realizado na noite desta quinta-feira, 22, o Café com Cinema, lançamento oficial da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. Imprensa e comunidade se reuniram na Sala Polivalente do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para conhecer a programação completa da 14ª edição de um dos maiores eventos baianos de cinema e audiovisual.
“O cinema transforma e traz uma possibilidade de interpretação de mundo completamente diferente. A Mostra tem uma tradição de passar filmes nacionais, reforçando a importância da identidade brasileira, contando histórias de pessoas reais, mostrando quem somos e o que nos interessa”, destacou Marcelo Lopes, representante do Instituto Mandacaru, realizador da Mostra Conquista em 2019.
O cinema é esta arte do encontro. É uma alegria ter a Mostra de volta, desde o ano passado. A gente espera calendarizar para que setembro seja conhecido como o mês da Mostra neste espaço que é nosso, pertencente ao nosso território”, afirmou Elton Becker, coordenador do Centro de Cultura, na ocasião.
Nos dias 1º a 6 de setembro, serão exibidos mais de 50 filmes, entre longas e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e lançamentos de livros, de forma gratuita e acessível à população. O evento acontece no Centro de Cultura, quadra esportiva da Urbis VI e nos distritos de São Sebastião, Pradoso, Inhobim, Iguá e Bate Pé, com a Mostra Itinerante.
Nesta edição, a produção cinematográfica brasileira será representada por filmes como Divino Amor (2019), Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019), Diários de Classe (2019), Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2019), Inferninho (2019) e o documentário Revolta dos Búzios (2018). A presença de nomes como o cineasta baiano Geraldo Sarno, o professor e filósofo Auterives Maciel Jr., além da diretora de cinema Beatriz Seigner (Los Silencios), estão confirmadas.
Outro destaque é continuidade às celebrações dos 80 anos do cineasta conquistense Glauber Rocha. A programação conta com a remontagem da exposição “Mostra Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro” e show da cantora e compositora Ava Rocha, filha do cineasta, na noite de abertura.
Confira a programação completa
A Mostra Cinema Conquista – Ano 14 tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.