Na manhã desta quinta-feira(10) foi realizada a posse do novo presidente do Sindicato dos Agricultores de Vitória da Conquista, o senhor Josefino Alves Pereira. Ele substitui Balbino Vieira, que faleceu no último dia 03. Toda a cerimônia de posse foi marcada por homenagens à Balbino. Estiverem presentes lideranças sindicais e da zona rural, além dos vereadores Coriolano Moares (PT) e Nildma Ribeiro (PCdoB), e do recém-eleito presidente do PT de Conquista, Isaac Bonfim.
De acordo com o estatuto, Daniela Chaves, que responde pelo cargo da Secretaria Geral, assumiria a presidência. No entanto, em um acordo interno, o Sindicato optou em nomear Josefino, que era primeiro suplente.
Josefino afirmou que tem dois desafios pela frente. ” O primeiro é assumir a presidente do terceiro maior sindicato da Bahia, e o outro é assumir o lugar do companheiro Balbino, que tem um legado político de mais de 30 anos”, pontuou. ” Não queria estar aqui assumindo. Essa posse é de muita tristeza, mas também que a gente pede muita sabedoria a Deus para que a gente possa conduzir esse trabalho e honrar o nosso companheiro Balbino”, afirmou.
Bastante emocionada, Daniela enalteceu a importância do trabalho realizado por Balbino. ” Ele foi nosso companheiro, nossa liderança sindical, um líder na zona rural, que tanto nos representou. Ele será lembrado a todo instante”, disse. ” Balbino foi líder sindical por mais de 30 anos. Eu sou novata aqui, tenho apenas 1 ano, mas o pouco que conheci dele foi um professor pra mim, um líder, que soube dar oportunidade e trabalhar para desenvolver a zona rural. Ele recebia cada agricultor com carinho e sorrio, trabalhou para atender a todos. Por isso muitos lamentam essa perda e se preocupam com o futuro do Sindicato. Mas nós, a diretoria que ficou vamos dar continuidade ao legado dele e vamos levar isso junto com cada um de vocês. Vamos continuar na luta e na resistência”, completou.
Na oportunidade, Sara, sobrinha de Balbino, representou os seus familiares. “É um momento difícil. Mas gostaria de agradecer a todos do sindicato, políticos, advogados amigos. No momento em que meu tio passou mal, em frente ao Hospital estavam muitas pessoas torcendo por ele. Agradeço carinho, as orações, o abraço no momento difícil”, disse. ” Ficam agora as lembranças do sorriso largo, alegre, o abraço. Meu tio deixou um grande legado, um exemplo de luta pelas minorias, pelo trabalhador rural. E a gente deseja que esse legado continue, que o sindicato continue na luta e que o nome presidente consiga fazer uma boa gestão”, disse emocionada.
Confira os melhores momentos em fotos: