O conflito entre índios e apoiadores do dono de uma fazenda invadida pelos indígenas resultou em confronto, nesta segunda-feira (14).
Na madrugada de domingo para segunda-feira, um grupo de aproximadamente 40 pessoas da comunidade indígena do Cachimbó, liderada pelo Cacique Capilé, entrou nas terras de um fazendeiro na região de Itambé, cidade localizada a 55 quilômetros de Vitória da Conquista.
Os índios teriam invadido a terra como forma de protesto para reclamar demarcação de áreas.
Durante o dia, dezenas de pessoas ligadas ao proprietário da área invadida resolveram expulsar os índios. Apesar das informações desencontradas, se sabe que vários índios foram agredidos. Alguns foram atendidos no hospital de Itambé.
Pessoas do grupo que defendia a propriedade também ficaram feridas. Pelo menos um deles foi baleado de raspão no braço. Até o momento as informações apontam que os índios não portavam armas de fogo e o baleado teria sido vítima de fogo amigo.
A Polícia Militar está na região. O coronel Ivanildo da Silva, que está à frente do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste, informou que a situação já está controlada.