“O prefeito inventou de mudar todos os servidores de banco. E aí tá convocando todos pra fazer um novo cadastro em um banco novo. Uma humilhação, tendo que acordar de madrugada. O povo tá dormindo até na fila pra fazer esse cadastro”: esse foi o desabafo de uma servidora da Prefeitura de Conquista. Ela passou mais de três horas aguardando para abrir uma conta no Itaú para que possa receber seus vencimentos.
No site oficial da Prefeitura, o gerente regional do Itaú afirma que o banco ofereceu R$ 18 milhões na folha dos servidores.
Em uma circular destinada aos servidores, a Prefeitura informou “que, no mês de dezembro de 2019 foi realizada uma licitação com agências bancárias para pagamento de salários dos servidores públicos PMVC, logrando êxito o Banco Itaú. Em virtude disso, será necessário, que todos os servidores faça a abertura de conta na citada instituição para proceder com os pagamentos de salários a partir do cumprimento do calendário apresentado”.
“Uma multidão. Dividiram por categoria de letra, mas, mesmo assim, é impossível. O povo tá chegando de madrugada e ficando o dia inteiro aqui”.
No mesmo documento, a prefeitura afirma: “que o servidor que não abrir a conta na data prevista vai ficar sem receber o salário até que a pendência [abrir a conta no Itaú] seja regularizada”.
A medida deixou grande parte dos servidores insatisfeita, principalmente pelo transtorno de aguardar horas numa fila a fim de abrir uma conta bancária.