No início dessa semana, o paciente de Vitória da Conquista diagnosticado com dengue hemorrágica grave foi transferido para UTI do hospital da Cidade de Brumado, distante 134 quilômetros da capital do sudoeste baiano.
O paciente estava na UPA – Unidade de Pronto Atendimento aguardando que a regulação o encaminhasse para a primeira unidade de terapia intensiva que estivesse disponível – protocolo comum no Sistema Único de Saúde.
No hospital geral de Vitória da Conquista não havia leitos de UTI disponíveis, pois os sobressalentes estão destinados a pacientes com Covid-19, não podendo atender outros pacientes por conta da contaminação.
Até o momento, foram confirmadas duas mortes por dengue grave hemorrágica em Conquista. Há registro da ação do mosquito em todos os bairros da cidade. (Conquista registra mais 1,5 mil casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti)
A primeira morte por dengue grave hemorrágica registrada foi de uma mulher de 42 anos, residente do bairro Alto Maron, que ocorreu no dia 7 de abril. Já o segundo caso ocorreu na madrugada do dia 28 de abril. Trata-se de uma mulher de 47 anos, residente do bairro Guarani.
No último levantamento divulgado pelo Núcleo Regional de Saúde Conquista tinha 1.287 casos de dengue, 136 pessoas diagnosticadas com zika e 157 casos positivos para chikugunya. Ao todo são 1580 pessoas infectadas com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.