A Lei de Crimes Ambientais prevê que nos casos de entrega voluntária a pessoa fica isenta das medidas administrativas e penais.
Na tarde desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu na Unidade Operacional em Vitória da Conquista (BA), vinte e dois pássaros silvestres. Dentre as espécies, estavam os animais conhecidos popularmente como tico-tico, periquito, papa capim, caboclinho, trinca-ferro, tuin, bigode e canários da terra.
O ato voluntariamente realizado por dois moradores que residem em um povoado às margens da rodovia, proporcionará aos animais, que antes viviam em cativeiro, a possibilidade de retorno ao seu ambiente natural. Na oportunidade, os agentes promoveram ações de conscientização e educação ambiental.
Inicialmente, um cidadão se dirigiu a UOP e relatou sua intenção na entrega dos animais. Disse ainda que os pássaros estavam sob os cuidados de sua avó, a qual foi convencida e de forma espontânea manifestou o desejo de promover a soltura dos 14 animais que abrigava em sua residência.
A ação voluntária ‘contagiou’ o vizinho que também procurou a PRF e fez a entrega de mais 8 aves silvestres.
Todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama e quando estiverem aptos, serão devolvidos a natureza.
A Lei de Crimes Ambientais prevê que nos casos de entrega voluntária a pessoa fica isenta das medidas administrativas e penais
Fonte: Setor de Comunicação – PRF-BA