Destaque Eleições Municipais 2024

Debate dos candidatos à prefeitura de Conquista

O debate promovido pelo SIMMP – Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista e SURTE – Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas na noite desta terça-feira (29), contou com a participação de cinco candidatos (Cabo Herling, , Davi Salomão, Professor Ferdinand, Mais Stella e Romildo Filho). O Candidato Zé Raimundo e Herzem Gusmão não compareceram. A assessoria de comunicação do candidato da coligação PT, PC do B, PSB, PDT e PL divulgou nota informando os motivos pelos quais não iria ao debate (segurança sanitária). Quanto ao candidato do MDB, até poucas horas antes do início do evento não havia se manifestado.

A parceria SIMMP e SURTE deu certo. Pois alcançou o seu objetivo principal: informar o eleitor, deixando que os próprios candidatos expusessem aos munícipes suas ideias e planos voltados para a educação.

Quem se ausentou, por estratégia, para evitar desgaste, ou quaisquer outros motivos, perdeu a oportunidade de ajudar a enriquecer o debate. Sobre a ausência dos candidatos cujas coligações apresentam maior força, os participantes foram categóricos: desrespeitaram o público; os mais exaltados os denominaram covardes. Mas, como se diz popularmente, “cada um é que sabe o tamanho da pedra que tem no sapato”.

A reportagem do Blitz Conquista compareceu ao evento e, no local destinado à imprensa e assessores dos candidatos, ouviu-se a frase: “… (fulano) venceu o debate”. Parecendo um torcedor de futebol na semifinal em que seu clube favorito termina a partida com um empate sem gols, não tendo vantagem. Quem pode ganhar, de verdade, com um debate como esse é o eleitor, podendo analisar cada candidato sem a “maquiagem” da produção artificial – às vezes mentirosa – feita por produtores de campanhas.

Nas redes sociais aparecem diversas opiniões sobre o debate, uma delas é de que foi fraco. Se observado sob a ótica de que os candidatos que possuem as melhores condições de expor oralmente suas ideias estavam ausente, está correto. E a explicação é simples: um deles é profissional da comunicação; tem pelo menos 40 anos de experiência como radialista e é o atual gestor do município. O outro, professor universitário, atualmente é deputado estadual e já ocupou o cargo de prefeito de Vitória da Conquista por mais de um mandato. Sem desmerecer os demais que se fizeram presente, inclusive os que são professores e possuem larga experiência no magistério e na militância política, e que poderiam ter apresentado melhor desempenho.

Iniciativas como a desse debate são válidas, louváveis e merecedoras de aplausos quem as promove. Por isso, estão de parabéns o SIMMP e a UESB.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados