A reforma da previdência completou um ano, mas os antigos problemas persistem. A fila de espera para análise da aposentadoria continua extensa. A estimativa é que mais de um milhão de brasileiros aguardam para saber se e quando vão receber o apoio do governo federal. E como se não bastasse, a pandemia de coronavirus agravou ainda mais a situação. Parte das agências reabriram em setembro, após queda de braço do INSS com os peritos médicos. Na lista de problemas um dos destaques é a falta de técnicos, o que justificaria a morosidade na análise de processos. O INSS chegou a implantar um sistema de atendimento on-line visto com certo ceticismo por especialistas: quantos idosos têm acesso à internet ou facilidade de mexer num aplicativo do celular? E a matemática não ajuda. Foram arrecadados em setembro algo em torno de 33 bilhões de reais. Bem menos que os 50 bilhões gastos com aposentadorias e pensões. Na ponta do lápis o rombo na previdência chegaria a trezentos bilhões de reais. O serviço ruim é considerado um dos motivos da queda na arrecadação. Quem pode contribuir mensalmente não vê o INSS como um apoio para a vida futura. A reforma da previdência foi implantada com a promessa de virar este jogo. Hoje, quase 35 milhões de brasileiros estão na lista de pagamento do INSS. Vivem de aposentadoria ou pensão. Destes, 70% ganham um salário mínimo por mês.
-
Compartilhe
Reforma da Previdência faz um ano, devemos comemorar?
Pode ser do seu interesse
Acidente entre moto e carro deixa dois feridos na Avenida Presidente Vargas
Na tarde desta quarta-feira (27), mais um acidente foi registrado no movimentado trecho em obras da Avenida Presidente Vargas. Desta vez, uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou duas pessoas feridas.
Os ocupantes da moto foram as principais vítimas, sendo que uma mulher sofreu lesões mais graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local.
Para evitar novos transtornos no trânsito, uma equipe do Simtrans esteve...
Supremo envia investigação sobre tentativa de golpe de Estado à PGR
Providência foi adotada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também retirou o sigilo dos autos.Foto: Divulgação/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da investigação sobre tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e determinou o encaminhamento do relatório final da Polícia Federal à Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão do ministro foi tomada na Petição (Pet) 12100.
Em...
Preocupa o ativista social José Maria Caires, liderança do Movimento Duplica Sudoeste, a pouca atenção demonstrada pelo órgão federal à região Sudoeste da Bahia.
PF prende homem por armazenamento de conteúdos de abuso infantojuvenil durante a Operação Proteção à Infância II
Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em Anagé/BA, Tanque Novo/BA, e em João Pessoa/PB
Vitória da Conquista/BA. A Polícia Federal prendeu um homem, nesta terça-feira (12/11), durante a Operação Proteção à Infância II, que visou continuidade às ações de repressão a crimes de produção, armazenamento, transmissão, disponibilização e venda de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil pela internet. Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e...