Moradora impedindo máquina do município de patrolar a rua na véspera da eleição.
É exatamente o que aconteceu neste sábado (14), véspera das eleições municipais de 2020. Na internet circula um vídeo em que uma moradora do Bairro Jardim Guanabara II, “parte para cima” dos operários a serviço da empresa responsável pelo nivelamento da via pública e tenta interromper o trabalho que estava sendo executado. Enquanto isso, outro indivíduo filma a ação e comenta a reação da moradora.
Outro vídeo que também chamou a atenção foi o que uma pessoa fez no Bairro Aparecida, registrando o momento em prepostos da prefeitura executam o serviço de pavimentação de uma via no alto da serra do Periperi.
Nas décadas de 80 e 90 a população de bairros como Brasil, Patagônia e outros viram muito as chamadas obras eleitoreiras. Quando se iniciava o período eleitoral, as máquinas da prefeitura eram colocadas nas ruas com o objetivo de enganar o eleitor, fazendo-o pensar que as ruas seriam pavimentadas. Mas, o uso da máquina pública nessas eleições superou o que aconteceu no passado. Menos de 24 horas antes de as urnas começarem a registrar os votos, as máquinas da prefeitura estavam trabalhando nas ruas.
O asfalto visto no vídeo foi colocado às pressas em um trecho pequeno da Av. Santa Ana, e não deve chegar a 200 metros. Registre-se também que a obra ficou incompleta, pois não há nem sinal de meio fio ou drenagem pluvial.