Desembargadora Ilona Reis e mais três advogados foram denunciados pelo Ministério Público Federal – MPF, junto ao Superior Tribunal de Justiça – STJ. A denúncia é resultado da Operação Faroeste que investiga a participação do grupo por crime de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em Organização Criminosa.
Segundo as autoridades que investigam as atividades criminosas, Ilona Reis, que se encontra presa desde o dia 19 de dezembro, exercia o comando do grupo.
Para o MPF cada participante tinha atribuições específicas como a negociação de decisões judiciais; recebimento de valores; interlocução entre membros do grupo; redação de decisões judiciais, assinadas por Ilona, para beneficiar outro braço do grupo.
O MPF também pediu ao STJ a “perda da função pública dos denunciados e o perdimento do produto e proveito dos crimes, ou de seu equivalente, no valor mínimo de R$ 300 mil, correspondente à soma da lavagem no esquema apurado, que deverá ser atualizada com juros e correção monetária, de acordo com o previsto na Lei de Lavagem de Capitais.”
Com informações do UOL