A zona rural e as “áreas de baixo adensamento urbano”, segundo a PMVC serão atendidas pelo serviço complementar de vans, que “será objeto de permissão”, conforme publicação no Diário Oficial do Município, do dia 12 deste mês.
Entretanto, um detalhe da publicação abre brecha para que as vans também tenham permissão para atuar na sede do município. No texto, a definição de Área é: ”A área urbana do Município de Vitória da Conquista com alto e médio adensamento populacional nas linhas que atendem as regiões ao longo dos itinerários e com cobertura espacial de 500 (quinhentos) metros do eixo de atendimento das linhas”.
Dessa forma, será possível que as vans façam itinerário nas regiões da zona urbana que estejam acima de 500 metros de distância dos corredores de ônibus coletivos.
Com isso, é provável que o interesse por parte dos investidores diminua. Pois as vans vão continuar competindo com as empresas de ônibus. Fator que contribuiu para que o Sistema Integrado de Transporte do município iniciasse um processo de colapso, sem oferecer serviço de qualidade e de segurança adequada.
Segundo a PMVC, o serviço de transporte público será norteado pelo que apontou um estudo realizado, onde “foram estabelecidas diretrizes específicas para ordenamento, reestruturação e racionalização do sistema municipal de transporte coletivo de passageiros, definindo uma nova rede e uma nova programação da prestação dos serviços no Município.”
Mas, a falta de publicização do resultado do referido estudo ao público, gera ansiedade, inclusive para a imprensa, ávida por informações.