Brasil e Mundo Política

Para a maioria dos brasileiros: Bolsonaro é o principal responsável pela vacinação; o auxílio emergencial deve voltar; o presidente deve se vacinar; e é a favor do lockdown.

Para o Instituto de Pesquisa Ideia, hoje Bolsonaro não tem a maioria da opinião pública

 

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro caiu de 31% para 26% nos últimos 15 dias. É o que aponta uma pesquisa do Ideia, Instituto Especializado em Opinião Pública. Entre os que têm ensino superior, 63% desaprovam a gestão do presidente. Na parcela de jovens, entre 18 e 24 anos de idade, a desaprovação é de 53%. Dois pontos pesam nesta queda de popularidade: as indefinições em torno da vacina e do auxílio emergencial, explica Maurício Moura, fundador do Ideia: 

“A maioria da população (53%) acreditam que o presidente é o principal responsável pela vacinação, então, enquanto a vacinação não ganhar tração no Brasil, provavelmente esse índice de popularidade vai continuar patinando. O segundo ponto, existe uma expectativa muito grande que esse auxílio emergencial volte. Mais de 70% dos entrevistados tem expectativa de receber ainda no mês de março. Então essa é uma variável também que pressiona a popularidade do presidente; assim como a vacinação, tem uma expectativa muito alta das pessoas receberem e terem um mínimo de fluxo de renda aí, nos próximos meses.

Ao mesmo tempo muitos brasileiros acreditam que o atual presidente deve dar um bom exemplo: 

“A maioria esmagadora, mais de dois terços das pessoas, acreditam que o presidente deva se vacinar. Inclusive essa opinião é majoritária entre os maiores aprovadores do presidente. Ou seja, a simbologia da vacinação é um tema muito relevante e foi mais uma vez comprovado na pesquisa. E nesse momento delicado, é interessante também pontuar: a maioria dos entrevistados é a favor do lockdownQuanto maior a renda, maior o apoio ao lockdown; quanto menor a renda, menor o apoio ao lockdown. Então essa equação vacina=auxílio emergencial vai ser crítica para as próximas pesquisas e pros próximos índices de popularidade do presidente.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados