Proposta ainda tem que passar pela Câmara dos Deputados antes de virar lei

O Senado aprovou nesta terça-feira (27) um projeto de lei que obriga os postos de vacinação a funcionarem todos os dias da semana. A nova regra vale, inclusive, para fins de semana e feriados, quando ocorrerem epidemias e situações de calamidade na saúde pública, como a pandemia da Covid-19.
A proposta determina que a imunização ocorra todos os dias até que se atinja as metas definidas pelos respectivos planos de ação para cada grupo prioritário, em cada fase de vacinação. A vacina diária só poderá ser interrompida se não houver doses em estoque ou quando for necessário reservar doses para a segunda aplicação nos grupos que já receberam a primeira.
Caso o gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) avalie que exista inviabilidade técnica e justificada para tanto, a vacinação em feriados e fins de semanas pode não ocorrer também. A ausência de profissionais de saúde para trabalhar nesses dias se encaixa em situações de inviabilidade.
Autor do projeto, o senador Chico Rodrigues (DEM/RR), afirmou que pessoas estão se aglomerando em todo o país justamente pela ausência de imunização aos fins de semana e feriado. Após a aprovação no Senado, o projeto de lei será analisado pela Câmara dos Deputados.
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
© Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Crianças e adolescentes com idade até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, neste mês das crianças foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além do repasse de R$ 150 milhões às...
Casos já ultrapassam a média anual no Brasil; em São Paulo, há 22 notificações, com um óbito confirmado e outros em análise
O Ministério da Saúde anunciou que profissionais de saúde devem notificar imediatamente quaisquer casos suspeitos de intoxicação por metanol ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A substância, que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas ou clandestinas, é altamente tóxica e pode causar cegueira...
Na última sexta-feira (26), a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), de Vitória da Conquista, mobilizou duas equipes para atender denúncias relacionadas à existência de fábricas clandestinas de temperos em bairros da cidade. Durante a ação, os fiscais constataram condições precárias e insalubres nos locais, com estruturas em desacordo com a legislação vigente, configurando inúmeras infrações sanitárias.
Os estabelecimentos produziam alimentos sem...
Dra. Vivian Loureiro explica os odores que exigem atenção médica.
Mudanças no odor corporal podem indicar problemas de saúde que merecem atenção. Segundo a Dra. Vivian Loureiro, Dermatologista (CRM: 135.250/SP | RQE: 40.094), “em condições normais, o cheiro da pele é sutil, mas alterações podem ser sinal de doenças”.
Odor adocicado pode ocorrer em diabéticos descompensados. Cheiro de amônia está associado à insuficiência renal. Odor de mofo pode sugerir fenilcetonúria...