Brasil e Mundo

VALE GÁS: Câmara aprova projeto de lei que prevê auxílio para compra do botijão de gás.

Famílias de baixa renda poderão receber um desconto 50% no valor do botijão – que em alguns estados já custa R$ 130. Em paralelo, a Petrobras prometeu criar um programa social de apoio a famílias que têm dificuldade para adquirir gás.

 Famílias de baixa renda inscritas no cadastro único ou que recebam o BPC poderão receber do governo um auxílio de 50% para comprar o gás de cozinha. Um projeto de lei aprovado na Câmara dos deputados prevê a criação, pelo poder executivo, de um auxílio gás, devido aos altos preços do produto no Brasil, em algumas regiões do país. O preço do botijão de 13 kg já ultrapassa R$ 130,00. O valor inviabiliza o uso para pessoas de baixa renda. 

Ainda, além disso, sem o gás, as famílias ficam expostas a riscos ao utilizar outros meios para o preparo dos alimentos como o álcool e a lenha. A deputada Rejane Dias votou a favor da proposta na Câmara e destaca a importância de auxiliar essas famílias na aquisição do gás. 

Uma mãe de família, em São Paulo, que chegou a perder a sua própria vida porque já não tinha mais condição de comprar um botijão de gás. A única alternativa que ela teve foi o cozinhar através de um fogão com uso de álcool. Outras famílias já usando (…) já usando também o fogão a lenha. Tanto é, que dados estatísticos já mostram que já aumentou muito – e quase que dobrou – a quantidade de famílias, em algumas regiões, que já estão usando até mais o fogão a lenha do que eu próprio uso do botijão de gás, porque não tem mais condição, não tem mais acesso, devido ao agravamento dessa crise tão grave que abateu o nosso país que é a crise sanitária provocada pela COVID-19. 

O projeto de lei agora segue para ser analisado pelo Senado federal reportagem Henrique Carmo.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados