Com a proximidade das festas de final de ano, cresce o número de vagas de trabalho temporárias para atender o aumento da procura no comércio e também nos serviços. O SineBahia intermedia essas vagas de emprego em todo o estado. O superintendente do sine, Marcelo Gavião, destaca que com o controle da pandemia, através da ampliação da vacinação, e flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19, houve um aumento do número de vagas disponibilizadas em relação ao ano passado. Marcelo também alerta aos trabalhadores para a mudança no formato de atendimento na unidade central do SineBahia, em Salvador. Nas demais unidades da rede, em todo o estado, o funcionamento continua o mesmo.

“Na medida que a gente consegue ter um controle maior da pandemia, o reflexo do mercado de trabalho ele tem sido significativo. A gente tem colhido bons números, a Bahia tem colhido números positivos na geração de emprego em todos os meses deste ano e a expectativa nossa é que a gente continue assim. Os dados do Sine Bahia apontam para intermediação, só via Sine Bahia de mais de 2000 pessoas para vagas temporárias até fevereiro. Isso sem contar a possibilidade do Carnaval. 

O carnaval também mobiliza um quantitativo significativo de vagas de emprego temporário. A gente está com um volume de oferta de vagas maior do que o ano passado. Ano passado foi um ano muito difícil. Nesse mesmo período do ano passado a gente estava com o shopping fechado, com bares e restaurantes com o horário de funcionamento reduzido; e agora não, agora a gente está aí com a pandemia mais controlada, com a vacinação avançada e com um volume significativo de oferta de vagas temporárias. Nós já fizemos a intermediação de uma parcela significativa das vagas para o Natal e Ano-Novo e começamos agora a mobilização do verão. 

 No site da Secretaria do Trabalho a gente dispõe assim as vagas do Sine diariamente, não só das unidades de Salvador, mas das unidades do pelo interior do estado da Bahia e você também pode visitar as unidades do Sine Bahia. 

A gente fez essa alteração de atendimento aqui na unidade central. Começou a vigorar a partir de hoje. Então, no período da manhã vai ser por ordem de chegada; no período da tarde, a gente vai manter aqui o agendamento; nas demais unidades dos SAC’s, o trabalhador ele precisa fazer o agendamento no saque digital para poder garantir ali o seu atendimento: fazer a sua pesquisa, fazer a atualização cadastral e garantir a sua oportunidade. 

A nossa expectativa é que o mercado continue aquecido e que o Sine Bahia consiga ofertar boas oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras baianos.

Fonte: Ascom – GOV / BA