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Você sabia que até 86% dos usuários da Internet usam o Google Maps para encontrar a localização da empresa ou serviço em que estão interessados? Os dados do portal Business 2 Community.com mostram claramente que, com o desenvolvimento da tecnologia, os mapas tradicionais foram substituídos pelos eletrônicos.
Como localizar nosso dispositivo não é mais um problema para os buscadores, o Google passou a usar esse mecanismo em seus algoritmos. O posicionamento local é uma forma de promover o seu próprio negócio através da geolocalização.
Graças a ela, encontrará a sua oferta não só para clientes de uma determinada cidade, mas também para o bairro ou mesmo a rua onde se encontram.
Como são os resultados da pesquisa local?
Ao inserir a palavra-chave “sapato masculino” no Google, você obtém resultados diferentes dependendo da cidade em que está.
O mecanismo de localização é extremamente eficaz e procura sempre adequar as páginas às preferências do usuário, apresentando não só as empresas com as melhores opiniões no cartão de visita Google, mas também aquelas das quais você simplesmente estará mais próximo.
SEO local: como chegar ao topo dos resultados do Google?
Posicionar uma empresa no mercado local consiste em realizar ações precisas, graças às quais os algoritmos do Google associarão o negócio a um determinado local, e nele confiarão o suficiente para apresentá-lo entre os melhores resultados na primeira página.
Comece com o site
Para competir por clientes no Google, você deve ter um site devidamente otimizado, onde apresentará não apenas sua oferta, mas também detalhes de contato, ou seja, endereço físico, número de telefone e endereço de e-mail.
Quanto mais informações você fornecer, melhor. Vale a pena que o seu site seja extenso o suficiente para incentivar os clientes em potencial a entrar em contato com você.
Alguns usuários preferem analisar a oferta antes de visitar uma loja ou fábrica, portanto, se você não fornecer informações confiáveis no site, é muito provável que irão para a concorrência.
Certifique-se de que seus detalhes de contato sejam facilmente acessíveis em cada subpágina – não apenas na guia “Contato”. O endereço, telefone e e-mail da empresa, bem como links para perfis sociais devem ser colocados no rodapé da página e em seu cabeçalho.
Seleção de frases geolocalização e saturação adequada do conteúdo do site
Além das palavras-chave gerais (chamadas) genéricas, as frases geolocalização, ou seja, frases que contêm o nome de uma determinada cidade, desempenham um papel importante no posicionamento local.
Ao procurar os melhores cookies em Ribeirão Preto, o usuário pode usar o google “cookies rp” ou diretamente “os melhores cookies em Ribeirão Preto”. Outros termos frequentemente usados são “barato” e “bom”.
Também acontece que os usuários desejam obter informações específicas imediatamente, então eles adicionam as palavras “opiniões” ou “lista de preços” à frase geolocalização.
Um novo site para o seu negócio deve conter conteúdo adequadamente com todas as variantes populares de frases relacionadas ao seu negócio.
Coloque as frases-chave selecionadas em elementos como:
- título e meta descrição, que serão exibidos como título e uma breve descrição nos resultados de pesquisa do Google;
- Títulos H1-H2 , que são responsáveis pela estrutura adequada do texto na página;
- Atributos ALT para imagens e nomes de arquivos;
- textos âncora em links internos, especialmente no caso de lista de preços ou subpágina com opiniões.
Ficha do Google Meu Negócio
Como vimos nos exemplos apresentados anteriormente, os resultados da pesquisa local incluem mais do que apenas links para sites.
Acima dos resultados naturais, os chamados “Pacote de três”, ou seja, um conjunto de três cartões de visita do Google com um mapa. Para ocupar seu lugar entre eles, você deve ter uma ficha do Google Meu Negócio configurada corretamente.
Uma ficha do Google Meu Negócio costuma ser o primeiro lugar onde os usuários procuram informações sobre uma determinada empresa. Opiniões, fotos e outras informações fornecidas no cartão de visita do GMB determinam se o usuário decide entrar em contato com você.
Portanto, ao criar seu cartão de visita, lembre-se de preencher os dados mais importantes:
- endereço físico e número de telefone;
- endereço do site;
- horário de funcionamento durante o qual você fornece serviços;
- uma categoria que corresponde estritamente ao tipo de negócio que você conduz;
- atributos relacionados a negócios, como “Pagamento somente em dinheiro” ou “Retirada”;
- fotos do interior das instalações, pratos da ementa ou exemplos de outros serviços.
Ao preencher as informações acima, além de verificar corretamente o local, sua empresa ficará visível no Google Maps.
Então, vale a pena obter as primeiras opiniões positivas – você pode incentivar os clientes regulares a avaliá-los ou publicar informações sobre o cartão de visita em seus perfis de mídia social.
As opiniões são um dos fatores mais importantes que determinam a posição no referido “pacote de três”, por isso vale a pena obter o maior número possível.
Cuide da vinculação adequada
O perfil de link certo ainda é muito importante em SEO, então você não deve se esquecer dele em sua estratégia de posicionamento. Se você está construindo visibilidade no mercado local, cuide dos links de sites e portais relacionados à cidade em que você atende.
Podem ser portais de informações locais, blogs de residentes ou bancos de dados de empresas em uma determinada região. Para diversificar seu perfil de link, tente obter links de páginas relacionadas com temas – não apenas no mercado local.
Existem muitos métodos para obter links de alta qualidade. Aqui estão os mais populares deles:
- artigos patrocinados em portais locais e sites temáticos;
- entradas de convidados em blogs e comentários em artigos;
- publicação de entradas em diretórios da web e empresas locais.
Um perfil de link deve conter muitos tipos de links de domínios diferentes. Além disso, não se esqueça de sua qualidade. Links de sites de baixa qualidade ou postagem de spam não beneficiam mais o SEO.
Pelo contrário – tal prática pode prejudicar o SEO e também o posicionamento local. A qualidade prevalece sobre a quantidade aqui, então é melhor conseguir um link bom do que uma dúzia ou mais de links ruins.
Cuide do posicionamento local
Se você presta serviços no mercado local, as atividades relacionadas ao posicionamento devem se concentrar principalmente nesta cidade. Se você tiver um escritório em São Paulo, use o endereço no seu site e no cartão do Google Meu Negócio.
Não se esqueça da promoção na mídia local e nos diretórios de empresas. Ao construir gradualmente sua visibilidade nos resultados da pesquisa local, você tem a chance de atrair um grande número de novos clientes de um meio extremamente popular.
Porém, lembre-se que o posicionamento, também local, muitas vezes exige tempo e muito trabalho, por isso, no caso de indústrias altamente competitivas, vale a pena contar com a ajuda de especialistas.